https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/issue/feedRevista Psicologia em Pesquisa2025-03-25T18:29:46+00:00Profa. Dra. Laisa Sartespsicologiaempesquisa@gmail.comOpen Journal Systems<p><strong>Psicologia em Pesquisa</strong> é um periódico eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem como público alvo pesquisadores, docentes e profissionais de psicologia e demais áreas correlatas. Seu objetivo principal é promover a produção e a divulgação do conhecimento científico no campo da Psicologia e de suas áreas afins. Para tanto, publica artigos originais e inéditos que relatam os resultados de pesquisas empíricas ou teóricas. Sua atual classificação no QUALIS é <strong>B1</strong>. A revista iniciou suas atividades como semestral, passando à periodicidade quadrimestral e, a partir de 2021, adotou o sistema de publicação em fluxo contínuo.</p>https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/39474Repercussões transgeracionais em casais na etapa de formação: Estudo de casos múltiplos2023-02-23T00:16:17+00:00Giovania Mitie Maesimagiovaniamitie@gmail.comDenise Falckedfalcke@unisinos.brCrístofer Batista da Costacristoferbatistadacosta@gmail.comAdriana Wagneradrianaxwagner@gmail.com<p>A formação do casal é um processo complexo, dinâmico e multideterminado, no qual se expressam aspectos transgeracionais das famílias de origem. Com o objetivo de compreender como três casais na etapa de formação avaliaram as repercussões de suas experiências na família de origem na conjugalidade, realizou-se um estudo de casos múltiplos. Foram feitas entrevistas conjuntas e individuais. Os dados revelaram que os casais refletem e conversam sobre a conjugalidade dos seus progenitores e identificam aspectos pouco saudáveis os quais procuram não repetir. A tomada de consciência de tais aspectos, provavelmente, se deve ao tratamento psicoterapêutico realizado pelos membros do casal.</p>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/39047Psicanálise e diabetes: reflexões sobre a Clínica Ampliada2022-11-13T21:20:47+00:00Christiane Carrijochristiane.carrijo@unesp.brBruna D’arezzo Pessente Galluccibrunadarezzo@gmail.comRafaela Gonçalves Carvalho rafaelagonc.c@gmail.com<p>O objetivo desse artigo é descrever atividades de um Projeto de Extensão Universitária para crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1, em um ambulatório de um hospital estadual, de modo a fomentar o campo de estudos sobre intervenções da clínica ampliada com escuta psicanalítica. Existem dificuldades no tratamento dessa população e aspectos emocionais são complicadores da doença e exigem uma escuta psicológica dos pacientes e familiares/cuidadores para melhor compreensão dos fatores subjacentes aos sintomas. Descrevem-se propostas de uma clínica ampliada de psicologia e a reflexão sobre as dificuldades e contradições no fazer psicanalítico nesse campo da saúde.</p>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/38927Produção sobre Guarda Compartilhada na pós-graduação brasileira em psicologia: Uma metassíntese qualitativa2023-02-18T00:22:20+00:00Gabriela Clerici Christofarigabrielacchristofari@gmail.comDorian Mônica Arpinimonica.arpini@gmail.com<table width="621"> <tbody> <tr> <td width="435"> <p>O presente trabalho teve como objetivo descrever e analisar a produção no contexto da pós-graduação brasileira em Psicologia brasileira a respeito da guarda compartilhada. Foi realizada uma metassíntese, através de uma consulta ao Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, compreendendo as produções feitas no período entre 2014 e 2020. Três categorias compõem os resultados e a discussão, representando as principais questões presentes nas produções analisadas. Dessa forma, a guarda compartilhada apresenta-se ainda controversa, visto que se configura como um tema complexo, com várias nuances, mas ao mesmo tempo reconhecida com positividade em razão de seus efeitos sobre a parentalidade.</p> </td> </tr> </tbody> </table>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/38164Concepções de profissionais da gestão e dos serviços sobre matriciamento2022-06-16T20:33:18+00:00Alexandra Iglesiasleiglesias@gmail.comMeyrielle Belottimeyri.belotti@gmail.comGabriele Izaguirres Ortizgabrieleizaortiz@hotmail.comLuziane Zacché Avellarluzianeavellar@yahoo.com.br<table width="652"> <tbody> <tr> <td width="465"> <p>Objetivou-se compreender as concepções de profissionais da gestão e dos serviços sobre o matriciamento. Utilizou-se da técnica do Grupo Focal para coleta de dados. Seguiu-se com a análise lexical do tipo Classificação Hierárquica Descendente com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados delinearam seis classes: Processos de organização do Matriciamento; Experiências relacionadas ao Matriciamento; Funções e expectativas em relação ao Matriciamento; Diretrizes do Matriciamento e alguns avanços; Potencialidades e necessidades para consolidação do Matriciamento; Matriciamento: realidades e desafios. O estudo indica que o matriciamento é compreendido como uma prática inventiva, integral e articulada com o território.</p> </td> </tr> </tbody> </table>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/37389Um olhar para o processo de estruturação de grupos na atenção psicossocial 2023-03-12T23:19:32+00:00Johnatan Martins Sousajohnatanfen.ufg@gmail.comMarciana Gonçalves Farinhafarinhamarciana@gmail.comRaquel Rosa Mendonça do Valeraquelrmvale@gmail.comFernanda Costa Nunesferdsom@gmail.comElizabeth Esperidiãobetesper@ufg.br<p>A estrutura grupal refere-se aos aspectos que possibilitam a formação e permanência do grupo, indispensáveis para o seu funcionamento. Objetivou-se descrever o processo de estruturação de práticas grupais em Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, na perspectiva dos profissionais. Participaram 30 trabalhadores de quatro serviços da região central do Brasil. Estudo qualitativo do tipo pesquisa-intervenção. Foi utilizado questionário de perfil profissiográfico, rodas de conversa e diário de campo para coleta de dados, submetidos à análise de conteúdo temática. Ficou evidente lacunas, apontando a premente necessidade da educação permanente em saúde sobre pressupostos teóricos e práticos da tecnologia de grupo</p>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/35852Habilidades Sociais e inclusão educacional de alunos com deficiência intelectual: revisão sistemática.2022-10-20T16:22:20+00:00Eliza França e Silvaelizafs@usp.brLuciana Carla dos Santos Elias lucaelias@ffclrp.usp.brGabriela Correia Rochagabrielacr@usp.br<p>A inclusão educacional é importante para o desenvolvimento de habilidades sociais de alunos em inclusão educacional. Objetivou-se revisar a literatura científica sobre as habilidades sociais e inclusão de alunos com deficiência intelectual. Utilizou-se o modelo Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA). Realizou-se uma busca em artigos de 2016 a 2020, nas bases de dados BVS, PubMed, PsycInfo, Scopus, ERIC e Web of Science. Foram encontrados 100 artigos, 10 foram selecionados. Os estudos corroboram com a literatura ao apontar que a inclusão traz ganhos desenvolvimentais/sociais e ao evidenciar a relevância de programas de treinamentos em habilidades sociais.</p>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/39420Clima familiar nas produções científicas e sua influência no desenvolvimento adolescente2023-01-29T00:25:35+00:00Ana Claudia Pinto da Silvaanaclaudiaps14@hotmail.comElenise Abreu Coelho elenise.ac@gmail.comPâmela Schultz Danzmannpamelapsicologia10@gmail.comCaroline Rubin Rossato Pereiracarolinerrp@gmail.comNaiana Dapieve Patias naipatias@hotmail.com<p>O presente estudo objetivou mapear as produções científicas sobre ambiente e/ou clima familiar e sua influência no desenvolvimento adolescente. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, de publicações entre 2012 e 2022. Os descritores utilizados foram: "f<em>amily environment</em>" OR "<em>family climate</em>" AND adolesc*. Após a seleção, restaram 18 artigos como amostra. Os resultados apontaram diferentes concepções teóricas de clima/ambiente familiar que embasaram os estudos. De maneira geral, o clima está associado a variáveis que promovem o desenvolvimento protetivo ou de risco na adolescência. Entre as características metodológicas, apenas dois estudos utilizaram um instrumento brasileiro.</p>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/38983O Sofrimento psíquico de estudantes migrantes no ensino superior2022-10-20T17:53:07+00:00Ana Raíla Arrais de Sousaanaraila53@gmail.comHenrique Figueiredo Carneiro henrique.carneiro@upe.br<p>Trata do sofrimento psíquico de estudantes migrantes no ensino superior e com de relevância por apontar para uma demanda invisibilizada, provocando o olhar da instituição e dos profissionais em saúde mental. O principal objetivo encontra-se em investigar o sofrimento psíquico associado ao estudante migrante no ensino superior. Para levantamento de dados, foi realizado um estudo qualitativo e se utiliza de rodas de conversas virtuais como método de pesquisa, obtendo-se cinco categorias. Como resultado, observou-se que o estudante em situação de migração está respondendo com sofrimento psíquico, a condição de estrangeiridade e desamparo.</p>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/38914Caracterização das vozes de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial 2022-10-20T18:05:53+00:00Luciane Prado Kantorskikantorskiluciane@gmail.comSuele Manjourany Silva Duro sumanjou@gmail.comMaria Laura de Oliveira Coutomarialauradeoliveiracouto@gmail.comCamila Irigonhé Ramos mila85@gmail.comLuiza Hences dos Santosh_luiza@live.comMichele Mandagará de Oliveira mandagara@hotmail.com<p>Este estudo teve como objetivo descrever as características das vozes e a experiência de vida de ouvidores de vozes de um Centro de Atenção Psicossocial. Trata-se de um estudo transversal quantitativo. Questionários foram usados como ferramenta de coleta de dados. As análises foram realizadas a partir das descrições das proporções do programa Stata 11. Destacou-se a relação entre experiências traumáticas e o início da audição de vozes. Entre os 66 participantes, 81% ouvem coisas negativas; 60% recebem ordens das vozes e mais da metade dos ouvidores fazem o que lhes é ordenado.</p>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/37589Estrutura interna e confiabilidade da Escala de Autorregulação Emocional Versão Adulto (EARE-A)2023-02-10T21:58:14+00:00Gustavo Kastien Tartarokastien.gustavo@gmail.comAlexandre José Raadalex.raad@gmail.comMakilim Nunes Baptistamakilim01@gmail.com<table width="652"> <tbody> <tr> <td width="465"> <p>A autorregulação emocional diz respeito à capacidade de controlar e modular emoções. O objetivo deste estudo foi investigar a estrutura interna da Escala de Autorregulação Emocional Versão Adulto (EARE-A), que avalia estratégias da autorregulação emocional específicas da emoção "tristeza". A amostra foi constituída por 632 universitários da região Nordeste do Brasil, com idades entre 18 a 58 (M= 23,8; DP = 8,1) anos, maioria mulheres (66,7%). Foram rodadasanalises quantitativas obtendo solução de 4 fatore por apresentar melhor coerência teórica e ajuste. A EARE-A se mostrou uma medida estável e com adequados índices psicométrico.</p> </td> </tr> </tbody> </table>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/36121Problemas emocionais e de comportamento em adolescentes do sul do Brasil2023-02-10T21:39:32+00:00Clarisse Pereira Mosmannclarissemosmann@gmail.comMelina Limalima.melina@gmail.comMariana Rodrigues Machadomariana.rmachado@yahoo.com.brBruna Hofmannhofmannbruna@gmail.comFranciele Pelosofrancielepeloso@outlook.com<p><span style="font-weight: 400;">O estudo objetivou descrever problemas internalizantes e externalizantes em uma amostra não clínica de adolescentes, considerando as características sociodemográficas e das configurações familiares. Participaram 689 adolescentes com idades entre 11 e 18 anos (M=14,83; DP=1,84), sendo 57,9% do sexo feminino. Foi respondido um questionário sociodemográfico e o Youth Self Report (YSR). Foram realizadas análises descritivas e comparativas entre grupos, onde observaram-se efeitos de grupo nas variáveis idade, escolaridade e configuração familiar. Adolescentes mais velhos ou oriundos de famílias separadas relataram mais problemas emocionais e comportamentais. As evidências contribuem para desenvolver programas clínicos e educativos.</span></p>2025-03-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisa