https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/issue/feedRevista Psicologia em Pesquisa2024-06-15T01:20:27+00:00Profa. Dra. Laisa Sartespsicologiaempesquisa@gmail.comOpen Journal Systems<p><strong>Psicologia em Pesquisa</strong> é um periódico eletrônico do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem como público alvo pesquisadores, docentes e profissionais de psicologia e demais áreas correlatas. Seu objetivo principal é promover a produção e a divulgação do conhecimento científico no campo da Psicologia e de suas áreas afins. Para tanto, publica artigos originais e inéditos que relatam os resultados de pesquisas empíricas ou teóricas. Sua atual classificação no QUALIS é <strong>B1</strong>. A revista iniciou suas atividades como semestral, passando à periodicidade quadrimestral e, a partir de 2021, adotou o sistema de publicação em fluxo contínuo.</p>https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/36427Correlações entre sintomas de desatenção e hiperatividade e problemas emocionais/comportamentais em crianças com idades entre 8 e 11 anos2022-10-19T14:14:26+00:00Paula Segamarchipaulasegamarchi@hotmail.comJader Brito Ramos da Silvajader_brito1@hotmail.comGérson Obede Estevão Muitana gmuitana@gmail.comMaria Luíza Viana Santosmluizavna@gmail.comMarina Monzani da Rochamarinamonzani@gmail.com<p>O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre sintomas de desatenção e hiperatividade-impulsividade e problemas emocionais/comportamentais relatados pelos pais de 24 crianças entre oito e 11 anos de idade com suspeita de TDAH através da escala SNAP-IV e do CBCL/6-18. Foram encontradas correlações entre o resultado total da escala SNAP-IV com problemas internalizantes, com o pensamento e de atenção. As crianças que apresentaram pontuações mais elevadas na SNAP-IV também apresentaram pontuações mais altas nas escalas do CBCL baseadas no DSM-5, o que reforça a importância da realização de avaliação de problemas emocionais/comportamentais quando houver suspeita de TDAH.</p>2024-09-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/36131Consumo de drogas como estratégia de regulação emocional durante pandemia de COVID-192022-08-24T15:48:52+00:00Fabiana Pinheiro Ramosfabiana.ramos@ufes.brLuciana Bicalho Reislucianabreis@hotmail.comAlexandra Iglesiasleiglesias@gmail.comAlexsandro Luiz De Andradealexsandro.deandrade@yahoo.comCristiane Tedesco Gandrapsicristianetedesco@gmail.comEvelyn Folli Costa evelynfolli@live.com<p>A pandemia impactou a saúde mental da população. Analisaram-se as relações entre estados emocionais e uso de substâncias psicoativas – SPA (álcool, outras drogas e psicotrópicos). 2.113 pessoas (77% mulheres) de diversos estados do Brasil responderam um questionário <em>online</em>. Os resultados das análises estatísticas demonstraram que: 1) uso de SPA aumentou 17,3% na pandemia, com diferença significativa para as mulheres; 2) ansiedade, depressão e problemas de sono se associaram com aumento do uso de álcool e psicotrópicos; e 3) uso “recreativo” de álcool permaneceu estável, mas aumentou como <em>coping</em> das emoções. Discutem-se as implicações para políticas públicas de saúde da população. </p>2024-08-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/38202Por que (ainda) é difícil abordar o luto? Avanços, desafios e perspectivas.2022-08-25T17:42:40+00:00Katherine Flachkatheflach@gmail.comDaniela Centenaro Levandowskidanielal@ufcspa.edu.br<p>Abordar temas como morte, perdas e luto é uma tarefa complexa, embora estas sejam experiências que fazem parte da existência humana. O luto pode ser compreendido como uma resposta emocional do indivíduo diante da ruptura de um vínculo importante, que gera reações físicas, comportamentais e sociais. A presente revisão da literatura buscou refletir acerca dos avanços, dificuldades e limitações das abordagens científica e clínica. Para tanto, realizou-se uma análise crítica das compreensões acerca do luto, desafios para sua identificação e avaliação, assim como para a formação de profissionais da saúde que trabalham com enlutados. Ainda que se tenha observado progressos na abordagem do luto, ressalta-se a importância de novos estudos com o intuito de aprimorar intervenções direcionadas a esta população.</p>2024-09-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/37834Intenção de abandono profissional em professores brasileiros2022-09-06T10:50:17+00:00Pricila Kuhnpricilakuhn@gmail.comMichelle Engers Taubemichelletaube@hotmail.comMary Sandra Carlottomscarlotto@gmail.com<p>A revisão sistemática objetivou levantar e sumariar as características e os principais resultados de estudos que investigaram a intenção de abandono profissional (IAP) e o abandono definitivo da profissão em professores brasileiros. A pesquisa ocorreu nas bases Scielo, Pepsic, Educ@ e busca manual, orientada pelo guia PRISMA. Os resultados revelam diversas motivações para IAP e abandono definitivo da docência. Identificou-se a ausência de estudos de prevalência e longitudinais, poucas publicações no âmbito da psicologia, escassez de estudos com docentes da educação tecnológica, especial, superior e do setor privado; não foram identificadas amostras das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.</p>2024-06-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/37600Propriedades psicométricas da Perfectionistic Self-Presentation Scale2022-10-14T12:48:20+00:00Isabela Ferreira Rocha Nunesisarochanunes@gmail.comClarissa Teixeira Cardoso de Carvalhocarvalho.clarissa.c@gmail.comJosé Augusto Evangelho Hernandezhernandez.uerj@gmail.com<p>A presente pesquisa realizou uma revisão sistemática sobre as propriedades psicométricas da<em> Perfectionistic Self-Presentation Scale</em>. As buscas foram realizadas nas bases de dados: <em>Scopus</em>, <em>Web of Science</em>, <em>Wiley Online Library</em>, <em>GALE</em>, <em>SAGE</em>, <em>SpringerLink</em>, <em>DOAJ</em>, <em>ScienceDirect</em>, <em>PubMed</em>, <em>PsycArticles </em>e <em>ASP</em>. A busca e seleção ocorreram de maneira pareada e independente. Foram identificados 276 artigos, seis foram incluídos na revisão. No exame das propriedades psicométricas, os resultados apontaram que a escala apresenta evidências de validade baseadas na estrutura interna e na relação com medidas externas e, também, evidências de fidedignidade para mensurar a autoapresentação perfeccionista.</p>2024-08-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/37351A produção conceitual como construtivismo esquizoanalítico2022-08-30T11:52:56+00:00Wagner Honorato Dutrawagnerhonoratodutra@hotmail.comBruna Coutinho Silvabcoutinho.psi@gmail.com<p>Propomos analisar dois usos conexos que Deleuze e Guattari fazem da noção de construtivismo em <em>O Anti-Édipo</em>. O primeiro é relativo à designação do conceito de máquina desejante e o segundo é vinculado aos procedimentos de sua criação. Avaliaremos essas referências com base no texto antiedipiano e, concomitantemente, em interlocução com os campos da psicologia (construcionismo social) e da filosofia bakhtiniana. Concluímos que o construtivismo é a base da construção escrita deleuzo-guattariana de invenção conceitual, sendo o próprio texto um plano de imanência.</p>2024-06-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/36467Psicologia Evolucionista: Fundamentos epistemológicos e conceituais2022-12-19T21:55:36+00:00Mauro Silva Júniormdsjun@gmail.com<p>Em poucas décadas a Psicologia Evolucionista surgiu enquanto ciência e diversificou seus temas de investigação, contemplando atualmente temas clássicos e emergentes na psicologia. Apesar dessa rápida expansão, seus fundamentos teóricos permanecem incompreendidos. O objetivo desse trabalho foi, portanto, analisar os fundamentos epistemológicos e conceituais da Psicologia Evolucionista, explicitando como essas bases teóricas lançam um olhar único sobre a mente e o comportamento humano. Discute-se por meio de pesquisas empíricas como o funcionamento mental evoluído é necessário para a compreensão de diversos fenômenos psicológicos no ambiente moderno. Ao final, é apresentada uma perspectiva interacionista dessa psicologia evoluída e da aprendizagem.</p>2024-11-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/36205Relação entre diferenças individuais de personalidade e agressividade em torcedores de futebol: 2022-08-26T22:42:47+00:00Geovani Garcia Zeferinogeogarciapsico@gmail.comMarco Antônio Silva Alvarengaalvarenga@ufsj.edu.brMônia Aparecida da Silvamonia@ufsj.edu.br<p>O objetivo foi revisar sistematicamente a literatura que associa personalidade e agressividade em torcedores de futebol. Buscaram-se artigos publicados entre 1990 e 2020 nos indexadores BVS, LILACS, PePSIC, PsycINFO, SciELO, Science Direct, Scopus e Web of Science, seguindo as diretrizes PRISMA. A busca, feita por dois juízes, obteve 98,6% de concordância. Dos 113 artigos encontrados apenas seis atenderam aos critérios de inclusão, sendo que cinco encontraram correlações significativas entre as variáveis. Análises de vieses apontaram limitações metodológicas destes estudos. Conclui-se a necessidade de novas pesquisas que relacionem estas variáveis nessa população. </p>2024-06-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/39394Assessoria EaD a professoras para promoção de habilidades sociais na escola2023-02-20T21:12:56+00:00Juliana Pinto dos Santosfs-juliana@hotmail.comTalita Pereira Dias talitapsi10@yahoo.com.brZilda Aparecida Pereira Del Prettezdprette@ufscar.br<table width="621"> <tbody> <tr> <td width="435"> <p>A tarefa docente de promover a aprendizagem acadêmica articulada ao desenvolvimento socioemocional dos alunos, requer formação e suporte especializado. Este estudo teve como objetivo avaliar processo e resultados de uma assessoria virtual oferecida para isso. Três professoras de Ensino Fundamental foram assessoradas virtualmente a selecionar e realizar atividades em sala, avaliar as reuniões online de assessoria e os resultados de sua prática junto aos alunos. Os resultados, analisados quali e quantitativamente, evidenciaram efetividade, aceitabilidade e viabilidade do processo de assessoria online na atuação das professoras e promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos.</p> </td> </tr> </tbody> </table>2024-08-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/37893Considerações sobre o tema da religião articulada à teoria lacaniana do significante2023-02-02T17:53:23+00:00Bernardo Sollar Godoibernardosollar@gmail.comSidnei Vilmar Noésidnoe@gmail.com<p>De um lado, sabe-se que Lacan se esforçou em identificar a estrutura do sujeito a partir de uma teoria sobre a linguagem. De outro lado, é frequente a referência à religião na obra lacaniana. Esses dois assuntos coexistem, sem, aparentemente, terem uma estreita relação. O escopo deste ensaio foi expor como eles, mais do que somente coexistirem, articulam-se intimamente. Para isso, algumas referências à religião foram exploradas, tomando como chave de leitura a teoria do significante. Chegou-se à concepção de que a teoria do significante e as referências à religião apresentam elaborações intercambiáveis.</p>2024-09-16T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/37773O uso de internet e as facetas do mindfulness:2022-10-28T16:54:14+00:00Leonardo Júnior Souza Silvaleonardojuniorsouzasilva@gmail.comCharlene Nayananayanagouveia@yahoo.com.br<p>Essa pesquisa verificou a existência de correlação entre o mindfulness e o uso problemático de internet (UPI) em brasileiros. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo quantitativa realizada em ambiente virtual, da qual participaram 206 sujeitos. Os dados foram coletados através de um questionário online e processados por meio do SPSS. Verificou-se associações significativas inversas entre o UPI com escore total do mindfulness (ρ= -0,404; p<0,001) e com a maioria de suas facetas. Esses resultados trazem fortes indícios que intervenções baseadas em mindfulness sejam efetivas para a redução do UPI e contribui para a diminuir a defasagem de publicações sobre ambos os temas no contexto Brasileiro.</p>2024-06-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/37411Monoparentalidade e luto familiar diante da morte da mãe: percepção dos pais viúvos2022-08-24T18:33:08+00:00Anelise Foletto de Araujoanefara@gmail.comGabriela Sarturi Rigãogabrielasarturi4@gmail.comHelena Dias Bornhorsthelena.born@gmail.comCaroline Rubin Rossato Pereiracarolinerrp@gmail.com<p>Este estudo buscou compreender a percepção de homens (pais) em relação à monoparentalidade e ao luto da família decorrentes da morte de suas esposas. A pesquisa tem caráter qualitativo e delineamento de Estudo de Casos Coletivos, usando-se da análise de conteúdo temática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro viúvos que tinham filhos crianças. Os resultados indicaram o esforço dos pais em, apesar do sofrimento e dos desafios, priorizar e investir na continuação da rotina da família, significando a perda como propulsora para priorizar a qualidade de vida dos filhos e a vivência de um luto familiar saudável e funcional</p>2024-08-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/37301O modelo de Bruce e Young e suas repercussões no estudo do reconhecimento de faces: uma revisão teórica2022-08-24T18:12:16+00:00Wânia Cristina De Souzawcspsi@gmail.comStevam Lopes Alves AfonsoAfonso.psico@gmail.comVânia Moraes Ferreiravmmf@unb.brNelson Torro Alvesnelsotorro@gmail.com<p>A face fornece diferentes sinais que são detectados e interpretados nas interações pessoais. Nas últimas décadas, houve avanços na compreensão dos processos fisiológicos e psicológicos envolvidos na percepção de faces, mas ainda precisam ser mais bem integrados teoricamente na área da Psicologia. Este estudo discute o modelo de processamento de faces de Bruce e Young e alguns de seus desdobramentos teóricos em condições neurológicas influenciadoras no processamento de faces. O estudo de um grupo de pacientes permitiu confirmar algumas previsões sobre o processamento facial em amostras clínicas, além de ter auxiliado no entendimento do reconhecimento facial normal.</p>2024-06-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Psicologia em Pesquisa