Narrativas de encantamento — a redescoberta da palavra escrita

Autores

  • Clarissa Mieko Luiz Ishikawa

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2019.v9.28291

Resumo

0 presente texto descreve uma proposta didatica centrada na redescoberta do valor da palavra escrita por meio do estudo de narrativas infanto-juvenis de Ruth Rocha e infantis de Sylvia Orthof; e da pratica de conta§3o de histérias desenvolvida em uma classe de nono ano do ensino fundamental. Foram objetivos norteadores da proposta o aprendizado dos elementos estruturais da narrativa e de estratégias de leitura dessa tipologia (SOLE, 1998); a produ§ao de histérias infanto-juvenis a partir dos textos modelares; e a apresentagao de “Conta§ao de histérias”. A perspectiva adotada é a de linguagem como pratica sociointeracional (CLARK, 1996: 135, apud MIRANDA, 2005). Fundamenta a eIabora§ao da proposta didatica a modelagem, estruturada a partir da hipétese da via de mao-dupla (MIRANDA, 2006). Por meio de praticas que valorizavam o protagonismo discente, a sequéncia de atividades promoveu o resgate da memoria afetiva e se constituiu como passo importante para a formagao do produtor e leitor proficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-25