A URGÊNCIA DOS OLHARES FEMINISTAS SOBRE A CRIMINALIDADE E AS MASCULINIDADES NO BRASIL

Panorama do Estado da Arte dos estudos sobre criminalidade, violência, gênero e masculinidades

Autores

  • Izabela de Faria Miranda
  • Frederico Assis Cardoso
  • Guilherme de Alcantara

Resumo

Analisando dados oficiais sobre a violência letal urbana e a criminalidade no Brasil, foi possível constatar os altíssimos índices da presença masculina, seja como vítimas, seja como vetores. Assim, foram feitos dois levantamentos de produções científicas na Plataforma online da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o tema. O primeiro deles sobre a criminalidade, com recorte de gênero e masculinidades, e o segundo sobre as masculinidades, quando relacionadas à criminalidade, ao ato infracional, ao sistema socioeducativo e à violência. Os resultados encontrados evidenciaram que essas temáticas não têm atraído a devida atenção da comunidade científica, demandando ainda o emprego de perspectivas feministas de análise, bem como a sua incorporação dentre as mais urgentes pautas dos movimentos feministas.

Palavras-chave: Feminismos. Gênero. Masculinidades. Criminalidade. Violência

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabela de Faria Miranda

Mestra em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Educadora Social. Cofundadora da Indômitas Coletiva Feminista.

Frederico Assis Cardoso

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e docente na mesma Instituição. Membro do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE/FaE/UFMG) e do Instituto de Pesquisas e de Estudos Feministas da Universidade do Québec em Montréal (IREF/UQAM).

Guilherme de Alcantara

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Membro do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE/FaE/UFMG).

Downloads

Publicado

2022-02-11