REPRESENTAÇÕES DA SEXUALIDADE NA VELHICE LGBTQIA+

Autores

  • Andressa de Jesus Araujo Ramos
  • Rubenil da Silva Oliveira

Resumo

O presente artigo visa analisar as representações da sexualidade na velhice de personagens LGBTQIA+ nos contos Marília acorda, de Natália Borges Polesso, e Ela desatinou, de Vagner Amaro. Para essa análise, acerca da velhice, usar-se-á, Boclin (2003), Beauvoir (2018), Goldenberg (2017), Zimmerman (2007); da homoafetividade e sexualidade, Okita (2015), Lopes (2002), Mott (2003), e outros. Além disso, o recorte metodológico é amparado na pesquisa do tipo bibliográfica e a análise é centrada na leitura dos contos em confronto com as teorias estudadas. Portanto, compreendeu-se que as narrativas analisadas trazem perspectivas distintas quanto ao tratamento dado à velhice LGBTQIA+ não somente por conta do gênero; no primeiro, as personagens são ignoradas e chamadas de “velhas estranhas” e, no outro, Olímpio é internado em um asilo a fim de que a família se aproprie de seus bens.

Palavras-chave: Homoafetividades. Velhice. Abandono. Família. Literatura de expressão gay.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa de Jesus Araujo Ramos

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL-UFPA), vinculada à linha de pesquisa Literatura, memória e identidade.

Rubenil da Silva Oliveira

Doutor em Letras – área de concentração em Estudos Literários (UFPA). Professor Adjunto I de Literaturas de Língua Portuguesa (UFMA). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras de Bacabal (PPGLB). Líder do Grupo de Pesquisa em Literatura, Negritude e Diversidade (GEPELIND). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Literatura, enunciação e cultura (LECULT).

Downloads

Publicado

2022-02-11