A ESCRITA FEMININA NA LITERATURA DE CORDEL: ROMPENDO BARREIRAS

Autores

  • Margarida da Silveira Corsi
  • Rafael Zeferino de Souza

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa de cunho bibliográfico acerca de mulheres cordelistas. O trabalho retoma a história do cordel brasileiro e a presença/ausência das mulheres na história das produções de folhetos. Com o objetivo de resgatar o lugar da escrita feminina no cordel, destacamos alguns nomes de mulheres cordelistas não citados pela história nem pela crítica durante muitas décadas. E apresentamos alguns exemplos de folhetos escritos por poetisas contemporâneas. Para tanto, buscamos nos amparar em autores como Zumthor (2018), Santos (2009), Silva (2009), Queiroz (2006), Luyten (1992), Bergson (1999), Luna e Silva (2010), Cascudo (1984), entre outros. Os resultados das leituras bibliográficas e das análises de folhetos de Dalinha Catunda, Ivonete Morais, Anne Karolynne Santos de Negreiros e Érica Montenegro mostram que as mulheres participaram de grande parte dos momentos da história do cordel brasileiro e que apresentam uma vivência de escrita com peculiar sensibilidade, tratando de temas relativos à vida cotidiana, à história, à cultura popular, às lutas sociais e históricas, entre outros.

Palavras-chave: Literatura de cordel. Escrita feminina. Mulheres cordelistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarida da Silveira Corsi

Margarida da Silveira Corsi é graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora ASSOCIADA C e faz parte do quadro permanente da Universidade Estadual de Maringá. Com Pós-doutorado intitulado La dame aux Camélias: romance, drama, ópera, filme, cordel: releituras comparadas do perfil de uma cortesã, na UNIOESTE/Cascavel, em parceria com a Université Lyon 2. https://orcid.org/0000-0002-5216-8660.

Rafael Zeferino de Souza

Rafael Zeferino de Souza é Graduado em Letras – Português/Ingles, pela Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão; Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutorando em Letras – Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor da Educação Especial na Secretaria Municipal da Educação de Campo Mourão. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8785591126389204; orcid: https://orcid.org/0000-0001-6625-7691

Downloads

Publicado

2022-02-11