LITERATURA, FRANCOFONIA E ALTERIDADE: POR UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL CRÍTICA
Resumo
O presente artigo propõe-se a pensar a relevância do estudo de textos literários francófonos no contexto do ensino-aprendizado do francês língua estrangeira (FLE), com uma perspectiva intercultural reflexiva, a partir da intervenção pedagógica em uma turma de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tanto, apresentaremos nosso estudo por meio de quatro principais eixos temáticos: as teorias interculturalistas de natureza crítica e suas abordagens; as discussões conceituais sobre francofonia; o ensino-aprendizagem de FLE; e a literatura pós-colonial. O quarto eixo estabelecerá a interação entre teoria e prática. Quanto ao tratamento dos conceitos em jogo, propusemos aos alunos-professores a elaboração de fichas pedagógicas da obra Le coeur à rire et à pleurer, de Maryse Condé. Acreditamos que as escritas de si favorecem uma ida ao Outro e a Si-Mesmo.
Palavras-chave: Literatura. Abordagem. Francofonia. Alteridade. Interculturalidade.