LITERATURA, FRANCOFONIA E ALTERIDADE: POR UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL CRÍTICA

Autores

  • Irene Corrêa de Paula Sayão Cardozo
  • Andréia Matias Azevedo

Resumo

O presente artigo propõe-se a pensar a relevância do estudo de textos literários francófonos no contexto do ensino-aprendizado do francês língua estrangeira (FLE), com uma perspectiva intercultural reflexiva, a partir da intervenção pedagógica em uma turma de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tanto, apresentaremos nosso estudo por meio de quatro principais eixos temáticos: as teorias interculturalistas de natureza crítica e suas abordagens; as discussões conceituais sobre francofonia; o ensino-aprendizagem de FLE; e a literatura pós-colonial. O quarto eixo estabelecerá a interação entre teoria e prática. Quanto ao tratamento dos conceitos em jogo, propusemos aos alunos-professores a elaboração de fichas pedagógicas da obra Le coeur à rire et à pleurer, de Maryse Condé. Acreditamos que as escritas de si favorecem uma ida ao Outro e a Si-Mesmo.

Palavras-chave: Literatura. Abordagem. Francofonia. Alteridade. Interculturalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Corrêa de Paula Sayão Cardozo

Doutora e com pós-doutorado em Literaturas Francófonas e Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de Língua Francesa e Literaturas Francófonas na UFF.

Andréia Matias Azevedo

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado em curso pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de francês da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (Faetec). Participou dessa pós-graduação como professora convidada.

Downloads

Publicado

2022-02-11