PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E PERSPECTIVAS NARRATIVAS

Autores

  • Guilherme Trópia
  • Pedro da Cunha Pinto Neto

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2020.v10.33209

Resumo

Este trabalho apresenta diferentes perspectivas da narrativa como política de pesquisa em educação em ciências e discute como essas perspectivas contribuíram na construção de uma pesquisa de doutorado em ensino de ciências. Para pensar a narrativa como política do pensamento, recorremos a alguns trabalhos de pesquisa em educação em ciências inspirados na obra de Walter Benjamin em que a escrita narrativa não está interessada na “verdade” do vivido, mas de produzir pensamentos possíveis em regimes de verdade com as experiências educativas. Já para pensar a pesquisa narrativa como política da invenção, recorremos às pesquisas narrativas autobiográficas em educação em ciências, notadamente nas quais narrar não é revelar o vivido para que o sujeito reflita suas experiências, mas inventar o vivido ao colocá-los em jogos de produção do verdadeiro. E, por fim, para pensar a pesquisa narrativa como política do cuidado, recorremos aos estudos que discutem a narrativa a partir da noção do cuidado de si de Michel Foucault, notadamente nas quais narrar se institui processos de subjetivação atentos ao que interessa, às formas como se pensa e ao que se passa nos pensamentos.

Palavras-chave: narrativa, pesquisa, educação em ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Trópia

Professor do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua na formação inicial de professores de ciências e de pesquisadores em Educação em Ciências no Mestrado Profissional de Ensino de Biologia.

Pedro da Cunha Pinto Neto

Professor do Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências e Ensino (gepCE) e atua na formação de pesquisadores nos Programas de Pós Graduação em Educação (FE/UNICAMP) e Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/UNICAMP).

Downloads

Publicado

2021-01-12