INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA LEITURA: A FORMAÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NO CODAP/UFS

Autores

  • Alessandra Pereira Gomes Machado Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe
  • Érica de Oliveira Jarske Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2019.v9.31339

Resumo

O trabalho interdisciplinar teve como objetivo enfatizar a importância da leitura tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática. As estratégias de compreensão leitora de seis contos populares foram desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa e o raciocínio lógico-matemático por meio da construção do Tangram em Matemática. As atividades de leitura foram realizadas em ambas as disciplinas com os alunos do 6º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS), durante o 1º semestre letivo de 2019. As atividades foram acompanhadas por alunos da graduação em Matemática, que participam da residência pedagógica, e da graduação em Letras vernáculas e estrangeiras, que realizam o estágio. Essas atividades permitiram verificar a compreensão leitora e o desenvolvimento de raciocínio lógico e geométrico, além do interesse dos alunos pela leitura. Os graduandos puderam vivenciar as fronteiras científicas entre Língua Portuguesa e Matemática interagirem e estabelecerem relações de troca de conhecimento e experiências.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Matemática. Compreensão leitora. Raciocínio lógico-geométrico.
Graduandos da UFS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Pereira Gomes Machado, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação e professora de Língua Portuguesa (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de
Sergipe).

Érica de Oliveira Jarske, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação em Ciências da Matemática e professora de Matemática (Colégio de Aplicação da
Universidade Federal de Sergipe).

Downloads

Publicado

2020-07-30