PROJETO DE ENSINO ENTRE LEITURAS E ESCRITAS - PORTUGUÊS PARA TODOS

Autores

  • Alessandra Pereira Gomes Machado Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe
  • Marlucy Mary Gama Bispo Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2019.v9.31336

Resumo

As dificuldades em leitura e escrita interferem no desempenho escolar, levando à retenção e abandono. Ter um diagnóstico do nível de letramento linguístico de estudantes da educação básica é o primeiro passo para pensar em estratégias efetivas para atuar nessas dificuldades que interferem no desempenho escolar. Nesse entendimento, o objetivo deste projeto é desenvolver a avaliação diagnóstica e proporcionar práticas de
letramento linguístico a estudantes dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap-UFS), com a proposta de diminuir a assimetria entre nível de letramento e escolaridade discente. Para tanto, foram desenvolvidas oficinas, no turno oposto ao de aulas regulares, envolvendo graduandos dos cursos de Letras vernáculas e estrangeiras da UFS.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Letramento linguístico. Diagnóstico de leitura e escrita. Graduandos. Formação docente.

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Biografia do Autor

Alessandra Pereira Gomes Machado, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação e professora de Língua Portuguesa (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de
Sergipe).

Marlucy Mary Gama Bispo, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação e professora de Língua Portuguesa (Colégio de Aplicação da Universidade Federal de
Sergipe).

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Publicado

2020-07-30