A teoria semiótica da cultura de Lotman como subsídio para estudo do discurso religioso no Novo Testamento (Mc12.35-37)
Resumo
O presente texto propõe a aplicação de alguns conceitos teóricos do estudioso russo Iúri Lotman a uma passagem bíblica. Para tanto, procederemos do seguinte modo: em primeiro lugar, contextualizaremos brevemente a obra do intelectual russo, em seguida, exploraremos os conceitos mais importantes presentes na obra estudada, por último aplicá-los-emos a um trecho delimitado de um discurso de gênero religioso que se encontra em Marcos 12.35-37.
Downloads
Referências
AMERICO, Ekaterina Vólkova. “Iúri Lotman: entre biografia e obra”. In: RUS: Revista de literatura e cultura russa (Universidade de São Paulo). São Paulo, v.2, n.2, 2003, p.67-86. Disponível online: https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/88690/91567. Pesquisa realizada 14 de junho de 2022.
AUERBACH, Erich. Figura (Mínima Trotta). Trad. Yolanda García Hernández y Julio A. Pardos. Madrid: Trotta, 1998.
BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida ACF. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o Homem: Introdução a uma filosofia da cultura humana. Col. Biblioteca do Pensamento Moderno. 2 ed. Trad. Tomás Rosa Bueno. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
HORSLEY, Richard; HANSON, John S. Bandidos, Profetas e Messias: Movimentos populares no tempo de Jesus. Trad. Edwino Aloysius Royer. São Paulo: Paulus, 1995.
LOTMAN, Iúri M. Cultura y Explosión. Barcelona: Gedisa: 2013.
LOTMAN, Iúri M. Mecanismos Imprevisíveis da Cultura. Trad. Irene Machado. São Paulo: Hucitec, 2022.
¬¬¬LOTMAN, Iúri M. Por uma teoria semiótica da cultura. Extratos traduzidos por Fernando Mourão. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2007.
LOTMAN, Iúri M. Sobre o problema da tipologia da cultura. In: SCHNAIDERMAN, Bóris [org.]. Semiótica Russa. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010, p.31-42.
LOTMAN, Iúri M. The Universe of Mind. Indiana University Press, 2001.
MOURA, Rogério de Lima; LEITE, Francisco Benedito. O misticismo da cristologia cósmica das dêutero-paulinas. In: Oracula (Universidade Metodista de São Paulo). São Bernardo do Campo, v.8, n.13, 2012, p.25-52. Disponível online: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/oracula/article/view/5778/4660. Pesquisa realizada 14 de junho de 2022.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Religião como Texto: contribuição da semiótica da cultura. In: NOGUEIRA, Paulo A. S. [org.]. Linguagens da Religião: Desafios, métodos e conceitos centrais. Col. Estudos de religião. São Paulo: Paulinas, 2012, p.13-30.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Religião e ficcionalidade: modos de as linguagens religiosas versarem sobre o mundo. In: NOGUEIRA, Paulo A. S. [org.] Religião e Linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares. Col. Sociologia e religião. São Paulo: Paulus, 2015 A, p.115-142.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Traduções do intraduzível: a semiótica da cultura e o estudo de textos religiosos nas bordas da semiosfera, Estudos de Religião: Revista de Estudos e Pesquisa em Religião, São Bernardo do Campo: v. 29, n.1 (jan-jun), 2015B, p. 102-126. Disponível online: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ER/article/view/5792/4670. Pesquisa realizada 14 de junho de 2022.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Organizado por Charles Bally e Albert Sechehaye. Tradução de Antônio Cheloini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito Autoral e de Exoneração de Responsabilidade Editorial
O envio de artigo implica a cessão dos direitos de publicação à Numen. Ao submeterem o manuscrito, os autores declaram-se titulares dos direitos autorais da obra. Os artigos aprovados são publicados sob a licença Creative Commons Atribuição (CC BY 4.0). Esta licença permite o compartilhamento, cópia e redistribuição do material em qualquer suporte ou formato, bem como sua adaptação para qualquer fim, inclusive comercial, desde que seja atribuído o devido crédito aos autores originais e à Revista NUMEN como veículo de publicação original.
Os artigos publicados em Numen são de total responsabilidade dos respectivos autores e autoras.
O conteúdo científico, opiniões, dados, conceitos e posicionamentos expressos nos artigos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores. Por conseguinte, cumpre esclarecer que:
- A competência da equipe editorial restringe-se à chancela do processo de avaliação positiva.
- A homologação dos pareceres favoráveis vincula a revista estritamente ao ato técnico da publicação.
- A revista exime-se de qualquer responsabilidade civil, penal, autoral ou ideológica sobre o teor das obras. Os artigos publicados na Revista NUMEN são de inteira e exclusiva responsabilidade civil, penal e acadêmica de seus autores. O processo editorial adota o sistema de avaliação cega por pares (double-blind peer review). A competência da revista limita-se a homologar a avaliação positiva dos pareceristas externos e executar o ato técnico da publicação, eximindo-se de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo, opiniões ou dados vertidos na obra.
- Eventuais litígios ou contestações sobre o conteúdo deverão ser direcionados diretamente aos submissores do texto.
Política de Prevenção ao Plágio
Os autores garantem a total originalidade do manuscrito, sendo terminantemente vedados:
- Plágio direto ou parcial: Cópia de textos de terceiros sem a devida identificação e citação bibliográfica.
- Autoplágio: Reutilização massiva de textos próprios já publicados, sem o ineditismo exigido pela revista.
- Fraude científica: Fabricação ou manipulação de dados, gráficos e resultados.
Citações e Conteúdos de Redes Sociais
O uso de dados, imagens, textos ou quaisquer conteúdos extraídos de plataformas de redes sociais (como Instagram, TikTok, X/Twitter, Facebook, LinkedIn, entre outras) deve observar rigorosamente os seguintes critérios jurídicos e técnicos:
- Direito à Privacidade e Anonimização: É obrigação dos autores anonimizar dados pessoais, nomes, fotos e perfis de usuários que não sejam figuras públicas, garantindo o direito à privacidade e a proteção de dados (LGPD).
- Direito de Imagem e Propriedade Intelectual: A reprodução de capturas de tela (prints), fotografias ou obras artísticas publicadas em redes sociais exige a autorização expressa do titular dos direitos ou o enquadramento estrito nas exceções legais de direito de citação para fins de crítica ou estudo.
- Rigor Metodológico: Todo conteúdo digital retirado de redes sociais deve vir acompanhado da respectiva citação técnica, contendo o autor do post, o nome da plataforma, o link direto de acesso (URL) e a data exata do acesso.

