Reflexões sobre as diversidades religiosa e musical no contexto da educação brasileira

Autores

  • Ricardo Bastianelli Faculdade Unida de Vitória
  • Marizete Andrade da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2022.v25.39162

Resumo

As relações intrínsecas entre a religião e a música ocorrem em diversas expressões culturais de diferentes contextos e temporalidades. Observaremos como elas são abordadas e, sobretudo, como serão relacionadas no contexto da educação básica no país, procurando compreender quais dimensões socioculturais e políticas são discutidas teoricamente e na prática do ensino. A partir de um breve estado da arte e uma revisão integrativa da produção científica sobre ensinos musical e religioso dos últimos 10 anos, cujas normativas se apoiam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), refletiremos como o currículo escolar, o conteúdo e a forma do ensino-aprendizagem musical e religioso são contextualizados em relação às experiências multiculturais que ocorrem nos espaços escolar e extra-escolar, e como dialogam com as vivências cotidianas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Edição

Seção

Seção temática: Religião & Música