Breve inventário de Comunicações circunscritas a temáticas asiáticas apresentadas em eventos acadêmicos da área de Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil (2011-2021)

Autores

  • Matheus Landau de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bruno do Carmo Silva UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2022.v25.37057

Resumo

No século XXI, é visível um crescente interesse acadêmico brasileiro pela pesquisa de realidades asiáticas, principalmente nas Pós-graduações de Letras, Filosofia e Ciências Humanas. O artigo tem como objetivo não apenas apontar para um panorama mais amplo de Centros, Núcleos, Programas, Grupos de Pesquisa, Estudo e Trabalho, Sessões Temáticas e Eventos com temáticas asiáticas nas supracitadas áreas acadêmicas no Brasil, mas também fazer uma breve análise das comunicações realizadas em GTs e STs da ANPTECRE  e do CONACIR dedicadas a realidades asiáticas, levando-se em consideração três critérios, i.e., as metodologias da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) empregadas, os gêneros das autorias, e as tradições que foram objeto das comunicações oralmente realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Landau de Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel e Licenciado em História com Habilitação em Patrimônio Histórico pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 2009. Especialista – 2010 – e Mestre – 2013 – pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião, pela mesma Universidade.

Bruno do Carmo Silva, UFJF

Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Especialista (2014), Mestre (2018) e doutorando (2018-) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPCIR), pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2023-06-02