José Antônio Ureta. A mudança de paradigma do Papa Francisco: continuidade e ruptura na visão da Igreja. Balanço quinquenal de seu pontificado. Petrus Editora, 2020, 219p. ISBN-13: 978-8572062633

Autores

  • Rafael Macedo Rocha Santos Doutorando em História Comparada (PPGHC - UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2020.v23.22155

Resumo

A eleição do papa Francisco em março de 2013 representou uma grande reviravolta nos rumos da Igreja Católica. Sua personalidade distinta de seu antecessor, sua distância da Cúria Romana e a surpresa por sua eleição geraram uma série de questionamentos sobre continuidade e ruptura do legado vaticanista como sucessor de Bento XVI.

Biografia do Autor

Rafael Macedo Rocha Santos, Doutorando em História Comparada (PPGHC - UFRJ)

Atualmente é doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista CAPES. Graduado em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em História Comparada pela mesma universidade. Possui três pós-graduações lato sensu (especializações) nas áreas de Gestão de Crises em Relações Internacionais, Meio Ambiente e Economia. Realizou aperfeiçoamentos e cursos de extensão na área de Relações Internacionais certificado por universidades estrangeiras. Já foi pesquisador celetista do Instituto BRICs Policy Center na área de Economia. Foi bolsista mestre do setor de Direito da Fundação Casa de Rui Barbosa, atuando no grupo de pesquisas CEDPIR (fluxos migratórios). Tem grande interesse nas áreas de Economia, História e Ciência Política com foco em análises comparadas entre nacionalismo, teoria política, história econômica, história política, história contemporânea, história do tempo presente e relações internacionais.

Downloads

Publicado

2021-01-15