Ensino religioso e relações étnico-raciais: reflexões sobre o currículo escolar e a implementação da Lei 10.639/2003 na educação pública estadual no Amapá

Autores

  • Elivaldo Serrão Custódio Faculdades EST
  • Oneide Bobsin Faculdades EST

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2016.v19.22044

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Relações étnico-raciais. Currículo escolar. Educação pública estadual. Amapá.

Resumo

O artigo visa discutir sobre o Ensino religioso e relações étnico-raciais no Amapá. Buscamos no decorrer deste trabalho analisar os saberes, os valores e as práticas curriculares e pedagógicas na educação pública estadual, confrontando o trato deste componente com a implementação dos artigos 26-A e 79-B da LDBEN (Leis 10.639/2003 e 11.645/2008), bem como o que preconiza as demais legislações amapaenses. O trabalho trata-se do resultado de um estudo exploratório de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a entrevista como forma de investigação. O estudo demonstrou que do ponto de vista prático, a relação Ensino Religioso e Relações Étnico Raciais é insuficiente no que diz respeito a uma educação pautada na diversidade e práticas antirracistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Faculdades EST

Doutorando em Teologia pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST) em São Leopoldo/RS, Brasil. Bolsista da CAPES. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente da Secretaria de Estado de Educação do Amapá (SEED). Editor Associado da Revista Identidade da Faculdades EST. Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (CEPRES-UNIFAP/CNPq), do Grupo de Pesquisa Educação, Relações Étnico-raciais e Interculturais (UNIFAP/CNPq), do Grupo de Pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa e do Grupo de Pesquisa Identidade (Faculdades EST/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com

Oneide Bobsin, Faculdades EST

Professor Titular de Ciências da Religião dos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Teologia da Faculdades EST, em São Leopoldo-RS, Brasil. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa Identidade. Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Protestantismo (NEPP) e editor de Protestantismo em Revista da Faculdades EST. E-mail: obobsin@est.edu.br

Downloads

Publicado

2017-03-06

Como Citar

CUSTÓDIO, E. S.; BOBSIN, O. Ensino religioso e relações étnico-raciais: reflexões sobre o currículo escolar e a implementação da Lei 10.639/2003 na educação pública estadual no Amapá. Numen, [S. l.], v. 19, n. 2, 2017. DOI: 10.34019/2236-6296.2016.v19.22044. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/22044. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Religião, Secularismo e Laicidade