O jovem Lukács e Dostoiévski
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-6296.2016.v19.22021Palavras-chave:
Lukács, Dostoiévski, círculo de Max Weber, filosofia e literatura russasResumo
A referência decisiva para o pensamento religioso de Lukács não é o misticismo católico, judeu ou hindu, mas muito mais (como para todo o círculo Max Weber) a espiritualidade russa, e notadamente, Dostoiévski. Nessa época, Bloch e Lukács estavam fascinados pela literatura e filosofia religiosas russas, e o seu reino coletivista-religioso sobre a terra era concebido como “uma vida no espírito de Dostoiévski”3. Somente podemos compreender essa atração deles pela Rússia entre eles, assim como de os outros membros do círculo, através da sua repulsa contra o mundo individualista e seelenlos da sociedade industrial da
Europa ocidental.
The decisive influence in Lukács’religious thought is not Catholic, Jewish or Hindu mysticism, but above all (as it was for all Mar Weber’s circle) Russian spirituality and, particularly, Dostoyevsky. In those times, Bloch and Lukács were fascinated by Russian religious literature and philosophy, and their religiously collectivist kingdom on earth was conceived as a “life in the spirit of Dostoyevsky”. We can only understand the attraction towards Russia among them, as well as among other members of the circle, if we have in mind their rejection of an individualistic world and the seelenlos of western modern industrial society.
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