Cristo no romance “O Idiota”

  • Luana Martins Golin Universidade Metodista de São Paulo
Palavras-chave: Dostoiévski, Cristo, literatura, O Idiota, evangelhos

Resumo

Na dinâmica intertextual entre os Evangelhos bíblicos e O Idiota, entre Cristo e Míchkin, a literatura e o sagrado se revelam, como uma presença divina e humana. Nas cenas e na estruturação do enredo que compõe o romance, Cristo se manifesta nas ações de Míchkin, na luz, na beleza, mas também na tragicidade de uma trajetória deslocada e antinômica. O amor e a compaixão ganham forma e vida na presença do príncipe, vazio de si, servo de todos.  

Literature and the sacred are revealed as a divine and human presence in the intertextual dynamics between the biblical gospels and The Idiot. Christ manifests Himself in Myshkin actions, showing up his light and beauty by the scenes and structure of the plot that compounds the novel, but also in the tragedy of a displaced and antinomian trajectory. The love and compassion take shape and life in the prince presence, in his own emptiness, servant of everyone.

Biografia do Autor

Luana Martins Golin, Universidade Metodista de São Paulo
Teóloga, doutora e mestra em Ciências da Religião. Professora de Teologia na Universidade Metodista de São Paulo, onde atua nas áreas de Teologia e História e estudos bíblicos do Novo Testamento. Desenvolveu pesquisa doutoral interdisciplinar, nas áreas de Religião e Literatura em Dostoiévski. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3559845486973101. E-mail para contato: luanamgolin@gmail.com.br
Publicado
2016-12-29
Seção
Seção Temática: Fiódor Dostoiévski e a Religião