“Homem” e “Mulher” numa Visão Tradicional Segundo Tomás de Aquino

Autores

  • Thiago Sebastião Reis Contarato UFRJ - Departamento de Filosofia e Biblioteconomia. Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica (PPGLM).

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2015.v18.22000

Palavras-chave:

Homem, Mulher, Visão Tradicional, Tomás de Aquino

Resumo

Neste artigo, veremos como compreender mais corretamente a visão tradicional de “homem” e “mulher” e tomamos como referência a filosofia de Tomás de Aquino. Buscaremos fazer melhor definição possível de tal visão tradicional, apresentando argumentos que a torne coerente. Neste sentido, questões muito problemáticas serão revisadas, como a mulher ser considerada um “defeito” ou “falha” da natureza, ter uma “função passiva” no sexo, ser “sujeita socialmente” ao homem e o pecado original ser culpa da mulher. Essas questões não serão tornadas coerentes no sentido de que estamos justificando tais situações, mas essas questões serão revisadas no sentido de se compreender melhor o que induziu os antigos e medievais a entenderem as coisas desse modo. Muitos entendem erroneamente que os antigos e medievais defendiam esses pensamentos por um mero preconceito sexista, construindo sistemas com a intenção de ofender e diminuir as mulheres. É contra esta posição errada que estamos produzindo esse artigo, pois veremos que os medievais não tiveram intenção de ofender as mulheres porque  eles não tinham escolha em face do conhecimento da época, atribuindo pesos e responsabilidades para cada sexo conforme a natureza que os descrevia, apesar de que talvez os seus instrumentos não tenham sido suficientes para tal objetivo. É importante esclarecer que o artigo não pretende fazer oposição ao movimento feminista, pois reconhecemos as necessidades históricas de tal movimento. Na verdade, nossa abordagem de definição pode ajudar a esclarecer os mal-entendidos e oferecer benefícios para o movimento feminista, tal como exporemos nas Considerações Finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Sebastião Reis Contarato, UFRJ - Departamento de Filosofia e Biblioteconomia. Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica (PPGLM).

Mestre e Doutorando em Filosofia pela UFRJ no PPGLM.  Professor Substituto de Lógica Clássica da UFRJ no departamento de Filosofia e de Biblioteconomia (2014-2015). Atua nas áreas de Lógica, Metafísica, Epistemologia com ênfase na Filosofia Medieval e no pensamento de Tomás de Aquino. E-mail:professorthiagofilosofia@outlook.com

Downloads

Publicado

2016-05-23

Edição

Seção

Seção Temática: Religião, Contemporaneidade e Gênero