REZO, CURTO E COMPARTILHO, MAS TENTO FAZER UM MUNDO MELHOR?

Autores

  • Clóvis Reis Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Janaína Regina Baade Aluna do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Regional de Blumenau
  • Christian Falaster Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2015.v18.21979

Palavras-chave:

Religião, Facebook, Midiatização, Cultura Digital, Engajamento Cívico.

Resumo

Este estudo tem como propósito investigar a relação entre consumo de conteúdos vinculados à religião na internet, práticas religiosas e engajamento cívico, analisando as implicações para a comunicação organizacional. Esta investigação assenta metodologicamente sobre uma survey realizada com pessoas religiosas que utilizam as redes sociais virtuais, em específico, o Facebook. No campo teórico o presente estudo aborda a relação da religião com a mídia historicamente, analisa como a cultura digital e a midiatização influenciam a religiosidade atualmente, e reflete sobre a ligação que existe entre a religião e o engajamento cívico. Os resultados da pesquisa contribuem para entender como ocorre essa relação e traçam uma importante discussão sobre a fé na era da conectividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Reis, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Comunicação pela Universidad de Navarra, Professor do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau.

Janaína Regina Baade, Aluna do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Regional de Blumenau

Bacharel em Comunicação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Christian Falaster, Universidade Nove de Julho

Aluno do programa de Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho - São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-05-23