A Vez das Religiões Afro-Brasileiras no Ensino Religioso? As possibilidades e limites abertos pela lei nº 10.639/03 / The Time of the Afro-Brazilian Religions in Religious Education? The possibilities and limits opened by Law No. 10,639 / 03

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2014.v17.21924

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Religiões Afro-brasileiras, Ensino Religioso, Antropologia da Educação.

Resumo

RESUMO

O presente trabalho almeja realizar uma reflexão em torno das potencialidades e limites abertos pela pela lei nº 10.639/03 para o Ensino Religioso, compreendendo este como um espaço privilegiado para o desenvolvendo de um debate em torno da História e Cultura Afro-Brasileira, desse modo busca-se compreender como se dá essa articulação entre o Ensino Religioso e as Religiões Afro-brasileiras no contexto escolar, considerando o cenário institucional inaugurado com o advento das políticas públicas voltadas para a diversidade na educação no Brasil.

Palavras-chave: Lei 10.639/03; Religiões Afro-brasileiras; Ensino Religioso;Antropologia da Educação

ABSTRACT

The present study aims to conduct a reflection on the potentialities and limits open for by Law n º 10.639/03 for Religious Teaching, understanding this as a privileged space for the developing of a debate on the Afro-Brazilian History and Culture, thereby try to understand how is this relationship between the Afro-Brazilian Religious and the Religious Teaching in the school context and, considering the institutional context opened with the advent of public policies for diversity in education in Brazil


Keyswords: Law 10.639/03; Afro-Brazilian Religions, Religious Teaching, Anthropology of Education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Doutor em Sociologia (UFPE). Professor da Universidade Federal de Santa  Catarina (UFSC) atuante em seu Programa de Pós-Graduação Sociologia Política e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2014-12-02

Edição

Seção

A construção do conhecimento nas tradições religiosas-culturais