ESQUISTOSSOMOSE GIBI E MASSA DE MODELAR COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2020.v1.25665

Palavras-chave:

Esquistossomose, Aprendizadem

Resumo

Schistosoma mansoni, agente etiológico da esquistossomose mansoni, conhecida também como xistose ou barriga d’água, tem como hospedeiro intermediário o molusco do gênero Biomphalaria e o homem como hospedeiro definitivo. Esse se infecta ao entrar em contato  em coleções hídricas que contenha a forma infectante denominada cercária. O tema é relevante uma vez que há uma grande incidência da doença no Brasil e também faz parte do currículo escolar. O objetivo do trabalho foi propor formas atrativas de trabalhar a esquistossomose nas aulas de Ciências, contribuindo para despertar o interesse dos alunos e facilitar a compreensão e fixação do assunto. A aula foi aplicada em duas turmas de 6° ano em uma escola na cidade de Ubá, Minas Gerais, onde segundo dados da prefeitura municipal, há alguns casos da doença. Foram utilizados os recursos gibi e confecção do ciclo de vida do verme utilizando massa de modelar. O interesse dos alunos foi observado durante a participação nas atividades práticas que foram propostas bem como pelas perguntas que foram surgindo no decorrer do trabalho. Os recursos utilizados demonstraram ser adequados para o ensino da esquistossomose e podem ser utilizados para trabalhar outros conteúdos.

 

Biografia do Autor

Letícia das Graças Rosignoli de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Ciências Biológicas e em Pedagogia. Especialista em Ensino de Ciências e Mestre em Botânica.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-02

Como Citar

DE OLIVEIRA, L. das G. R.; MARA ROSA , F. . ESQUISTOSSOMOSE GIBI E MASSA DE MODELAR COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO. Lynx, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2675-4126.2020.v1.25665. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/25665. Acesso em: 24 abr. 2024.