https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/issue/feed Lumina 2025-05-01T02:12:12+00:00 Editora Lumina telma.johnson@ufjf.br Open Journal Systems <p><span style="font-weight: 400;">Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Dá sequência à edição impressa, publicada semestralmente, da Lumina, Revista da Faculdade de Comunicação / UFJF (ISSN 1516-0785 / e-INSS 1981-4070), iniciada em julho de 1998. O objetivo então era incentivar e desenvolver a prática da pesquisa no âmbito da graduação da Faculdade de Comunicação. Foi publicada semestralmente como edição impressa até 2003 (ISSN 1516-0785). De 2004 a 2006 é publicada on-line (e-ISSN 1981-4070). Os editores, durante esse período, foram Francisco Paoliello Pimenta e Potiguara Mendes da Silveira Jr. Foi (re)lançada como publicação semestral em 2007, ano inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir de 2016, passa a ter periodicidade quadrimestral e continua publicando artigos, dossiês, resenhas, relatos de pesquisa e entrevistas de autores/as brasileiros/as e internacionais relacionados/as ao campo de estudos da Comunicação. Foi editada por Potiguara Mendes da Silveira Jr. até 2013, quando inclui Gabriela Borges como co-editora e, em 2017 Erika Savernini também se junta ao corpo editorial por um período de 2 anos. Em 2019, Gabriela Borges passa a editar a revista juntamente com Daiana Sigiliano, como editora associada. Desde 2023, a Lumina conta com uma equipe editorial colegiada, composta por </span><span style="font-weight: 400;">Ana Paula Dessupoio, Eli Borges Júnior, Gabriela Borges, </span><span style="font-weight: 400;">Jhonatan Alves Pereira Mata,</span><span style="font-weight: 400;"> João Paulo Malerba, Letícia Barbosa Torres Americano, Paulo Roberto Figueira Leal, Telma Sueli Pinto Johnson e </span><span style="font-weight: 400;">Wedencley Alves Santana. Em 2024, é lançado o canal Lumiah com podcasts, vídeos e posts que divulgam os artigos publicados pela Lumina, contando com entrevistas com seus/suas autores/as e eventuais participações de outro/as pesquisadores/as e docentes do PPGCom/UFJF. Os produtos da Lumiah dão destaque à relevância social dos estudos em Comunicação, fazendo a ponte entre pesquisa e sociedade. Os objetivos estão em consonância com os propósitos do PPGCOM/UFJF: - Pensar os meios em sua especificidade e interrogar o campo da comunicação quanto à definição de seu objeto segundo as perspectivas do pensamento científico atual, de seu enquadramento disciplinar e de suas linhas teóricas. - Articular pesquisa, ensino e prática visando refletir sobre a construção de sentidos num contexto de interfaces tecnológico-midiáticas, globais ou focalizadas. - Trabalhar com os meios buscando compreender a construção e a mutação das identidades, especialmente no âmbito da cultura. - Investigar a dinâmica dos meios e das imagens que estes geram tanto em grupos sociais quanto na sociedade em geral.</span></p> https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/48521 Editorial 2025-05-01T01:19:47+00:00 Gabriela Borges gabriela.borges@ufjf.br Gustavo Pereira gustavo.pereira@ufjf.br João Paulo Malerba joaopaulo.malerba@ufjf.br Telma S. P. Johnson telma.johnson@ufjf.br 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/46428 Anitta, Spotify e polarização política: análise da controvérsia em torno de Envolver 2025-03-25T12:26:05+00:00 Alékis de Carvalho Moreira alekismoreira@gmail.com Beatriz Brandão Polivanov beatrizpolivanov@id.uff.br Simone Maria Andrade Pereira de Sá simonesa@id.uff.br Pauline Saretto pauline.saretto@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Em um cenário marcado pelas chamadas guerras culturais, que entrelaçam as esferas da música pop e da política, este artigo busca contribuir para o debate a partir da análise de uma controvérsia relacionada à cantora Anitta: as acusações de uma possível “manipulação do algoritmo” do Spotify por parte da artista e de seus fãs, que teriam feito com que sua canção </span><em><span style="font-weight: 400;">Envolver</span></em><span style="font-weight: 400;"> chegasse ao topo das paradas na plataforma. Para isso, coletamos de março de 2022 a fevereiro de 2023, 8.582 publicações no X/Twitter com menções à cantora e à suposta “manipulação”. Em seguida, realizamos a Análise de Conteúdo de uma amostra de 758 publicações a partir de quatro eixos: </span><em><span style="font-weight: 400;">posicionamento político</span></em><span style="font-weight: 400;">, </span><em><span style="font-weight: 400;">valência</span></em><span style="font-weight: 400;">, </span><em><span style="font-weight: 400;">presença de desinformação</span></em><span style="font-weight: 400;"> e </span><em><span style="font-weight: 400;">veículos de notícia</span></em><span style="font-weight: 400;">. Os resultados da análise mostram que 74% das publicações eram negativas e que 51,3% dos perfis que a acusavam de manipulação do algoritmo do Spotify eram pró-Bolsonaro. Além disso, os perfis apresentaram em 43,1% das postagens links para sites com desinformação, demonstrando que a pauta foi instrumentalizada por perfis vinculados à extrema direita política visando gerar engajamento nas redes sociais.</span></p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/45853 A mãe tá on: representações e narrativas em torno da maternidade no contexto midiático 2025-04-08T18:03:26+00:00 Marcela Costa da Cunha Chacel marcelapup@gmail.com Soraya Barreto Januário soraya.barreto@ufpe.br <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa se pauta na reflexão sobre a maternidade real tematizada por mulheres-mães-cis celebridades, para compreender as representações e narrativas em torno da maternidade no contexto midiático. O recorte teórico-metodológico foi pautado nas epistemologias feministas e no estudo de caso descritivo. O trabalho busca fomentar o debate em torno da maternidade, a partir de um recorte de mulheres-mães-celebridades, detentoras de privilégios de classe e nos casos que emergiram da pesquisa. E que mesmo diante desse contexto, são cativas e aprisionadas à maternidade como um mecanismo de opressão. O recorte do objeto de análise se deu na recolha dos casos que emergiram dos </span><em><span style="font-weight: 400;">trend topics</span></em><span style="font-weight: 400;"> Brasil de 2020 a 2023 do X, sob a palavra-chave, “maternidade real”, observando perfis de mulheres, personagens da cultura midiática, mães e influenciadoras. Para tanto, o texto tem como alicerce as principais abordagens sobre maternidade nos estudos críticos feministas. Como resultado, foi possível inferir que as maternidades midiatizadas estão inscritas em processos de permanências e rupturas na lógica do ser mulher-mãe, bem como apresentam novas narrativas em torno da romantização da gestação e da maternidade.</span></p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/45570 Vera, a Grande Mãe: arquétipos na construção da protagonista de Aos Nossos Filhos 2025-02-10T18:49:10+00:00 Rodrigo Cássio Oliveira rodrigocassio@ufg.br <p><span style="font-weight: 400;">O trabalho traz uma análise fílmica da construção da personagem Vera no filme </span><em><span style="font-weight: 400;">Aos nossos filhos</span></em><span style="font-weight: 400;"> (2019). O objetivo é descobrir e explicar a funcionalidade dos arquétipos que operam nas relações de Vera com as demais personagens da obra. As principais referências teóricas utilizadas foram os estudos de Erich Neumann sobre o arquétipo da Grande Mãe e de Christopher Vogler sobre os arquétipos no cinema narrativo. Desse modo, o trabalho seguiu uma linha de investigação sobre arquétipos que tem origem na psicologia analítica de C. G. Jung, apropriando-a a uma investigação narratológica específica sobre personagens. Descrevemos e analisamos as funções de cada arquétipo identificado no filme, ressaltando aqueles que compõem Vera e Sérgio, um </span><em><span style="font-weight: 400;">doppelgänger</span></em><span style="font-weight: 400;"> da protagonista. Concluímos que a ambivalência que está na base do arquétipo da Grande Mãe faz de Vera uma personagem complexa, a qual reflete ao mesmo tempo as propriedades da Mãe Bondosa e da Mãe Terrível. Concluímos ainda que, na caracterização de Vera, o arquétipo da Grande Mãe é associado a outros. E promove a transformação da personagem, permitindo a solução dos principais conflitos dramáticos que movem a narrativa.</span></p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/44698 Assédio e o jornalismo de jogos no Brasil: um olhar sobre o review de Cuphead e o caso Xbox News 2025-04-08T18:07:58+00:00 André Fagundes Pase afpase@pucrs.br Giovanni Piovesan gio.pasquali48@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O jornalismo de jogos é uma área do jornalismo cultural que aborda a indústria de jogos digitais, tendo evoluído desde os anos 1970 com revistas especializadas até o atual cenário on-line e de redes sociais. Jornalistas mulheres dessa área frequentemente enfrentam desafios, incluindo assédio e difamação por parte da audiência. Este estudo foca em dois casos de assédio direcionados à jornalistas brasileiras: Isadora Basile, ex-apresentadora da </span><em><span style="font-weight: 400;">Xbox News</span></em><span style="font-weight: 400;">, demitida após sofrer assédio on-line, e Bruna Penilhas, criticada por supostamente não jogar </span><em><span style="font-weight: 400;">Cuphead</span></em><span style="font-weight: 400;"> antes de analisá-lo. Ambos os casos refletem desafios maiores enfrentados por jornalistas de jogos no Brasil, um país distante dos grandes polos de desenvolvimento de jogos, que depende de coberturas estrangeiras. O estudo adota uma metodologia de estudo de casos múltiplos, analisando a cobertura jornalística dos eventos e discutindo a interação entre jornalistas e suas comunidades de fãs. Esses conflitos são enquadrados dentro de uma cultura mais ampla de fanatismo e assédio on-line, ilustrando desafios éticos e sociais no jornalismo de jogos.</span></p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/48525 Apresentação 2025-05-01T02:12:12+00:00 Viera Kačinová viera.kacinova@ucm.sk Egle Spinelli egle.spinelli@espm.br Juan Fernando Muñoz Uribe juan.munoz@upb.edu.co 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/46560 A Política de Privacidade da plataforma X em análise 2025-01-31T20:19:34+00:00 Greciely Cristina da Costa greciely@unicamp.br Claudia Nociolini Rebechi claudiarebechi@utfpr.edu.br Luis Henrique Nascimento Gonçalves luishng72@gmail.com Gilson Soares Raslan Filho gilraslan@gmail.com Alexandre Zago Boava alexandre.zagoboava@gmail.com Vania Cristina Pires Nogueira Valente vania.valente@unesp.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo central discutir determinadas prescrições da Política de Privacidade da X (antigo Twitter) que podem indicar significativos elementos do processo de datificação operado pela plataforma. Nosso enfoque se concentra na leitura, descrição e interpretação da discursividade dessa política que constitui a relação de comunicação da X com seus usuários. Para tanto, realizamos um percurso teórico-metodológico desenvolvido por pesquisa documental que identificou as prescrições, além da leitura da textualidade/formulação da política sustentada pelos princípios da Análise de Discurso. Para alcançarmos o objetivo anunciado, este artigo está estruturado em dois momentos. Primeiramente, apresentamos uma discussão conceitual sobre datificação no contexto das plataformas digitais, considerando as implicações técnicas, sociais e políticas desse fenômeno, especialmente com foco na atuação da plataforma X. Em um segundo momento, descrevemos o funcionamento discursivo das prescrições da política de privacidade, identificadas durante a etapa da pesquisa documental realizada entre os meses de outubro e novembro de 2023, por meio de acesso ao site da plataforma. As análises demonstraram, em primeira instância, disputas ideológicas que refletem relações de poder no contexto sócio-histórico e político de atuação das plataformas digitais de comunicação, e, ainda, apontam para a importância de sua regulação no Brasil.</span></p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/45745 Políticos influencers?: análise a partir da atuação de prefeitos no TikTok 2025-02-21T17:24:53+00:00 José Agnaldo Montesso Júnior agnaldomontesso@gmail.com Carolina Frazon Terra carolinaterra@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">As plataformas de mídia social vêm obtendo alcance e influência cada vez maiores na sociedade contemporânea, possuindo linguagens e características próprias que são exploradas pelos profissionais considerados influencers digitais. A proposta deste trabalho é analisar a apropriação e a atuação feita na mídia social TikTok por quatro prefeitos com maior número de seguidores e de curtidas nessa plataforma para comunicação com a sociedade. A partir do método de Análise de Conteúdo foram coletados, em cada perfil dos prefeitos, os 12 posts com maior popularidade de acordo com o ranqueamento do próprio TikTok até o dia 1º de julho de 2024, totalizando 48 publicações. Contabilizou-se também as métricas de engajamento públicas disponibilizadas pela plataforma. Os vídeos foram analisados por meio da perspectiva de influência digital e das categorias de análise da apropriação do TikTok por políticos. Verificou-se que esses gestores municipais empregam características de influencers, como a busca da proximidade, do carisma e da autenticidade para manter uma imagem positiva junto aos cidadãos. Para isso, o conteúdo postado adapta-se às linguagens próprias do TikTok, por meio de vídeos curtos, na vertical, com efeitos e música.</span></p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/46384 Algoritmos da branquitude: vieses e representações racistas em sistemas de inteligência artificial 2025-03-28T12:59:13+00:00 Vanessa Silva vanessasilva@tutamail.com Thaise Lima thaisem.lima98@gmail.com Fellipe Brasileiro fellipe.brasileiro@academico.ufpb.br <p>Este artigo objetiva refletir sobre o regime da branquitude em sistemas de inteligência artificial a partir de casos de viéses algorítmicos baseados em representações racistas. Parte do método do estudo de caso aplicado a dois escândalos de viés algorítmico envolvendo o Copilot e o Gemini, chatbots com sistemas de inteligência artificial produzidos pelas empresas de tecnologia Microsoft e Google. Destaca que as práticas de machine learning dos sistemas de inteligência artificial apontados são operadas com base nas estruturas de representação da branquitude,na medida em que são capazes de gerar informações imagéticas que associam pessoas de pele negra a um imaginário social formado por estereótipos, uma suposta representação há muito perpetuada por um sistema colonial racista. Observa que as soluções encaminhadas pelas empresas de tecnologia diante dos problemas relatados se restringem aos ajustes insuficientes nos produtos finais em detrimento de intervenções estruturais eficazes. Conclui-se que as empresas de tecnologia responsáveis por inteligência artificial poderiam apresentar respostas resilientes diante do problema do racismo algorítmico ao elaborarem estratégias eficazes para o aprendizado de máquina fundamentadas em bases de dados decoloniais e diversas, assim também como em treinamentos com feedbacks humanos.</p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/46296 O cercadinho começa aqui: o ódio e a construção mítica de Bolsonaro no Pânico na Band 2025-04-04T20:31:58+00:00 Janaine Aires janaineaires@gmail.com Raissa Sales de Macêdo raissamacedo@iesp.uerj.br Suzy dos Santos suzy.santos@eco.ufrj.br <p><span style="font-weight: 400;">A televisão aberta desempenhou um papel fundamental na ascensão da extrema direita no Brasil, especialmente através da sua capacidade de moldar a opinião pública e disseminar ideologias. Este artigo se concentra na análise do quadro “Mitadas do Bolsonabo”, exibido no programa humorístico </span><em><span style="font-weight: 400;">Pânico na Band</span></em><span style="font-weight: 400;"> entre março e dezembro de 2017. O objetivo é refletir sobre as estratégias utilizadas para construir a imagem mítica do então candidato à presidência, Jair Messias Bolsonaro, que governou de 2018 a 2022. Nossa pesquisa investiga como o personagem humorístico contribuiu para a naturalização da retórica odiosa de Bolsonaro, cujas ideias e discursos reverberaram na comunicação política durante seu mandato. Para alcançar esses objetivos, realizamos dois levantamentos: o primeiro abrangeu as participações e menções do candidato nos canais Band, RedeTV! e SBT, enquanto o segundo envolveu uma análise sistemática, utilizando o software ATLAS.ti, de dez edições do “Mitadas do Bolsonabo”, escolhidas aleatoriamente, para identificar os temas mais recorrentes. Os resultados revelaram uma forte presença de discursos de ódio relacionados a gênero, raça e classe, além da consolidação de uma marca mítica, conforme o conceito proposto por Roland Barthes (2001), evidenciando que o quadro funcionou como uma eficaz peça de propaganda política.</span></p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/47081 Rede sociotécnica de desinformação: desafios para fortalecer o bem comum na era digital 2025-04-14T12:15:41+00:00 Isabela Afonso Portas isabelaaportas@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo explora a transformação das plataformas de mídia social que, inicialmente, se autodefiniam como espaços colaborativos, mas que se converteram em empreendimentos capitalistas fundamentados na mercantilização de dados. Tendo isso em vista, discute-se como esse modelo de negócios intensifica o fenômeno da desinformação, entendido como uma problemática sociotécnica, e contribui para o enfraquecimento do exercício da cidadania no contexto contemporâneo. Para tanto, são apresentadas reflexões teóricas sobre consumo midiático, neoliberalismo, plataformização, desinformação e cidadania, explorando como a governabilidade algorítmica e neoliberal dessas plataformas molda comportamentos, reconfigura a produção de conhecimento e fortalece narrativas desinformativas, ao mesmo tempo que contribui para a fragmentação da esfera pública. A partir disso, compreende-se que tal modelo de negócios, estruturado a partir da economia da atenção e na maximização dos lucros por meio da datificação, além de contribuir com a disseminação de desinformação também limita significativamente o potencial democrático das redes digitais. Por fim, conclui-se que para os indivíduos possam exercer seu papel como cidadãos e beneficiar o bem comum, é preciso uma melhor governança sobre as plataformas e o fomento de uma conscientização social sobre seu funcionamento enquanto espaços datificados.</span></p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/47327 Enhancing Media Literacy And Critical Thinking Skills at a Slovak University: Exploring Student Perceptions 2025-04-14T12:11:47+00:00 Anna Hurajová anna.hurajova@ucm.sk <p><span style="font-weight: 400;">T</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">This study explores students’ perceptions of a university-level course on critical thinking and argumentation taught at the Faculty of Mass Media Communication, University of Ss. Cyril and Methodius, Slovakia. The research employed a qualitatively enriched semi-structured questionnaire that was completed by 18 first-year marketing students. The aim was to assess students’ baseline knowledge, the course’s impact on their critical thinking skills, and their perceptions of its practical benefits. Findings reveal that before the course, most students had only limited familiarity with concepts such as media literacy, cognitive biases, and source verification. Many did not regularly verify information or recognize manipulative media strategies. After completing the course, students reported noticeable improvement in identifying misinformation, using verification techniques, and applying critical thinking tools. They began systematically cross-referencing information, analyzing emotional and structural elements of media content, and recognizing common cognitive biases like anchoring, confirmation bias, and the bandwagon effect. Students found the ability to detect manipulation and disinformation particularly valuable, and many appreciated the introduction of philosophical razors as decision-making tools, though these were less commonly applied in practice. Despite these improvements, some students noted challenges in consistently applying critical thinking skills in everyday contexts due to emotional reactions or ingrained biases. Although the small sample limits generalizability, the study highlights the importance of integrating practical critical thinking education into university curricula. The results suggest that targeted instruction can significantly enhance students’ analytical capabilities and media awareness, equipping them to navigate an increasingly complex digital environment more effectively.</span></p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/46982 Online Fraud: security challenges and preventive measures for accommodation platform users 2025-04-23T11:29:54+00:00 Michal Radosinsky radosinsky1@ucm.sk Saba Najjar saba.najjar@students.uniroma2.eu Łukasz Wojciechowski lukasz.wojciechowski@ucm.sk <p><span style="font-weight: 400;">The text focuses on the development and impact of generative artificial intelligence (GenAI) in the context of online fraud and manipulation. The methodology applied is desk research, involving the analysis of existing studies, fraud cases, expert opinions, and comparative insights from platform practices. The findings highlight the growing sophistication of fraud mechanisms, supported by AI-generated content, and emphasize the importance of digital literacy, trust mechanisms, and technological countermeasures. It emphasizes that GenAI enables the creation of highly realistic fake profiles, images, and texts that are difficult to distinguish from authentic content. This capability presents a significant risk of loss of trust for online platforms such as social media, marketplaces, and travel agencies. Particular emphasis is placed on the importance of media literacy and fact-checking as key tools in combating misleading information. The study presents a set of recommendations to enhance user safety and calls for coordinated efforts between platform providers, users, and AI developers. The study analyzes sophisticated fraudster tactics, including fake advertisements and phishing sites that exploit travelers’ trust.</span></p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/47150 Educação Midiática como matriz epistemológica para cidadania no ciberespaço 2025-04-14T12:05:14+00:00 Douglas Calixto dodocalixto@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Neste artigo, analisamos a matriz epistemológica que sustenta o conceito de educação midiática. Diante do imperativo das inteligências artificiais e dos algoritmos como mediadores tecnossociais, consideramos fundamental delinear os princípios teórico-metodológicos da inter-relação Comunicação e Educação. As tecnologias digitais passaram a reconfigurar os modos de ser e estar no mundo contemporâneo. Com efeito, a pergunta central que orienta este trabalho é como elaborar teoricamente uma abordagem capaz de superar o viés instrumental das técnicas, favorecendo práticas sociais que garantam a cidadania digital. Para além de competências e habilidades, nosso recorte enfatiza a formação para a consciência crítica como elemento fundante das relações sociais no ciberespaço. O objetivo é apresentar contribuições sobre como a educação para as mídias está vinculada com as mediações culturais, superando a dimensão de riscos e benefícios. Ao indicar o protagonismo dos sujeitos sociais no ciberespaço, propomos processos de aprendizagem que reconhecem a dimensão vivencial humana em articulação com as técnicas. Para tal empreitada argumentativa, realizamos revisão bibliográfica narrativa sobre educação midiática em perspectiva crítica. Isso implica suscitar autores e autoras que, em sentido próximo, conjugam os conceitos de educomunicação e educação midiática como matriz epistemológica.</span></p> 2025-04-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Lumina