Editorial
Gustavo Pereira1, João Paulo Malerba2 e Telma S. P. Johnson3
1 Professor da Universidade Federal de Lavras e editor da Lumina. Vice-coordenador do Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (CNPq/UFJF) e vice-coordenador da Rede de Combate à Desinformação - Apuraí. E-mail: gustavo.tfp7@gmail.com.
2 Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM)/UFJF) e editor da Lumina. E-mail: joaopaulo.malerba@ufjf.br.
3 Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PGCOM)/UFJF) e editora da Lumina. Líder do grupo de pesquisa ComunIC – Comunicação, Identidade e Cidadania (CNPq/UFJF). E-mail: telma.johnson@ufjf.br.
A última edição de 2025 da Lumina, revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, é dedicada a um dossiê internacional de sucesso, cuja chamada contou com quase 30 artigos submetidos – “A visualização da música: performances, produções e recirculações contemporâneas”–, tendo como editores convidados Jhonatan Mata (PPGCOM-UFJF/Brasil), Nilson Alvarenga (UFJF/Brasil), Heloísa de A. Duarte Valente (Universidade Paulista – UNIP/ Brasil) e José Luís Fernández (Universidad de Buenos Aires – UBA, Universidad Nacional de Tres de Febrero – UNTREF e Universidad Nacional de Lomas de Zamora – UNLZ/Argentina). Como resultado foram selecionados 11 artigos e uma entrevista, com autorias de pesquisadoras e pesquisadores que abordam múltiplas facetas das interlocuções entre música e visualidades, explorando as potencialidades de análise decorrentes dos muitos diálogos possíveis entre sons e imagens propiciados pelos ambientes da comunicação analógica e em rede, sempre tendo como ponto de partida o singular olhar comunicacional.
Fechamos o ano de 2025 com um balanço muito positivo. Ao todo foram 194 submissões e 36 artigos publicados ao longo de três edições, duas delas contando com dossiês internacionais. A partir do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas, temos realizado uma série de aprimoramentos no processo editorial da Lumina em favor da excelência de sua qualidade científica, o que inclui: a profissionalização da revisão e diagramação; a divulgação científica multimídia através do canal Lumiah, com vídeos, podcasts e posts em redes sociais sobre os artigos publicados; novas políticas de integridade científica e uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA); a preparação da revista para submissão a novas bases indexadoras internacionais; maior transparência no processo editorial; diminuição do tempo de apreciação dos artigos; entre outras melhorias.
Temos a alegria de anunciar uma das grandes novidades decorrentes desse processo de aprimoramento: a partir de 2026 entraremos em publicação contínua. Esse era um dos objetivos do projeto aprovado pela Fapemig, processo finalizado antes do tempo previsto. Com isso, a Lumina adota uma das práticas encorajadas pelos melhores indexadores nacionais e internacionais. A partir do grande volume de submissões deste ano, já temos vários artigos aprovados e revisados, prontos a serem publicados no novo modo de publicação contínua. Neste ano também finalizamos com sucesso o processo de digitalização de todas edições físicas da primeira fase da Revista Lumina. Ainda no primeiro semestre de 2026 serão disponibilizadas as edições impressas publicadas de 1998 a 2003, favorecendo o acesso aos artigos que alimentarão pesquisas atuais e futuras.
E temos novidade na gestão do periódico Lumina. Temos contado com uma equipe editorial colegiada liderada pelos editores Gustavo Pereira, João Paulo Malerba, Telma S. P. Johnson, além de Eli Borges Júnior, Jhonatan Alves Pereira Mata, Gabriela Borges e Wedencley Alves Santana. A partir de 2026, Telma S. P. Johnson assume como editora-chefe, com o apoio dos demais editores e assistentes editoriais. Inclusive, aproveitamos mais uma vez – e nunca suficientemente – para agradecer o apoio essencial de cada uma e cada um da equipe editorial pela dedicação, comprometimento e entusiasmo na realização cotidiana de uma revista acadêmica de excelência. Nosso muito obrigado também às e aos pareceristas por seu tempo e competência.
Por fim, nossos sinceros votos para um 2026 repleto de realizações e boas descobertas, científicas e na vida!
Editores
João Paulo Malerba
Telma S. P. Johnson
Gustavo Teixeira de Faria Pereira
Editores assistentes
Eli Borges Júnior
Gabriela Borges
Jhonatan Mata
Wedencley Alves Santana
Assistentes Editoriais
Adriana A. Oliveira
Alícia Rufino Soares
Aline Gomes Alvim
Arthur Honorato de Almeida
Estela Loth
Gustavo Furtuoso
João Filipe C. Pereira Gonçalves
Julia Garcia G. Andrade
Lázaro Scher Araújo Dias
Maria Clara Cabral
Marina Lopes de Souza
Murilo Coelho Macedo
Samara Angela T. de Oliveira
Tainá Moraes de Carvalho
Tatiane Moreira Análio
Tobias Rezende Strogoff de Matos
Revisão
Aline Andrade Pereira
Revisão Geral
Gustavo Teixeira de Faria Pereira
João Paulo Malerba
Telma S. P. Johnson
Diagramação
Hsu Ya Ya
Revisão Diagramação
Telma S. P. Johnson
João Paulo Malerba
Gustavo Teixeira de Faria Pereira
Capa
Hsu Ya Ya
Imagem da Capa
Unsplash
Projeto Gráfico
Carlos Eduardo Nunes
Comunicação e Divulgação
João Paulo Malerba
Jhonatan Mata
Telma S. P. Johnson
Talita Magnolo