Editorial

Gabriela Borges1

 

1 Professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação/UFJF e editora da Revista Lumina. E-mail: gabriela.borges@ufjf.edu.br.

 

A terceira edição de 2021 da revista Lumina é dedicada ao estudo de diferentes telas, principalmente no jornalismo, sob uma perspectiva histórica e das transformações advindas com a pandemia da Covid-19.

O dossiê temático organizado pelas professoras Iluska Coutinho (UFJF), Edna Mello (Unifesp) e Cristiane Finger (PUC-RS), que se intitula As telas durante a pandemia da covid-19: desafios do jornalismo e do audiovisual, apresenta artigos de autores e autoras de diferentes universidades do país que abordam as reconfigurações pelas quais o jornalismo e o audiovisual estão passando em tempos de pandemia e dois deles tratam, de modo especial, da atuação das mulheres. A partir de múltiplos olhares, os artigos compreendem a análise da cobertura da pandemia em programas televisivos como o Fantástico e o Jornal Nacional; a construção de narrativas jornalísticas feministas pela mídia independente, com enfoque na reportagem Especial Covid-19 da revista Gênero e Número; a checagem de informações falsas sobre a pandemia realizada por programas governamentais; a atuação das mulheres jornalistas que atualmente se encontram sob ataque; as gambiarras para a criação de propostas audiovisuais em regime de confinamento; e as transformações que ocorreram no trabalho cotidiano dos jornalistas da televisão pública TVE-RS durante a pandemia.

No fluxo contínuo, o artigo internacional discorre sobre as iniciativas empreendidas pelo Canal 7 e a Radio Nacional de Argentina nas primeiras décadas do século XXI para a expansão dos serviços audiovisuais para a internet. Apresentamos também dois artigos que abordam o contexto regional, do estado de Minas Gerais, no qual o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora está inserido. Uma análise das estratégias eleitorais audiovisuais desenvolvidas para o Facebook pelo candidato a prefeito de Viçosa pelo Partido Republicanos em 2020; e uma análise do projeto editorial da revista ilustrada Alterosa, de Belo Horizonte, quando do seu lançamento em 1939. E, por fim, publicamos um artigo de análise sobre os modos de endereçamento e as estratégias do telejornal Bom dia Brasil da Rede Globo.

 

Anunciamos que em 2022 a nossa revista contará em sua equipe editorial com a inestimável colaboração de Rennan Mafra, professor da Universidade Federal de Viçosa e do PPGCOM da UFJF.

Desejamos uma boa leitura e que 2022 traga novos alentos para a pesquisa em Comunicação no Brasil.

Gabriela Borges


 

Expediente

Conselho Editorial

Gabriela Borges
Jhonatan Alves Pereira Mata
Leticia Barbosa Torres Americano
Paulo Roberto Figueira Leal

Rennan Mafra

 

Editora Associada

Daiana Sigiliano

 

Assistentes Editoriais

Ana Paula Dessupoio Chaves
Daiana Sigiliano
Daniel Ferreira Aguiar
Júlia Garcia
Leony Lima

 

Revisão

Licia Oliveira Souza

 

Revisão Geral

Gabriela Borges

 

Diagramação

Hsu Ya Ya

 

Capa

Hsu Ya Ya

 

Imagem da Capa

Pixabay

 

Projeto Gráfico

Carlos Eduardo Nunes