v. 21 n. 2 (2015): Dossiê - Religião e Religiosidades
Dossiê

A administração do sacramento da ordem aos negros na América Portuguesa: entre práticas, normas e políticas episcopais (1702-1745)

Publicado 2017-02-01 — Atualizado em 2021-04-23

Versões

Palavras-chave

  • Ordenação sacerdotal,
  • Dispensa do defeito da cor,
  • Hierarquia eclesiástica

Como Citar

Oliveira, Anderson José Machado de. (2017) 2021. “A administração Do Sacramento Da Ordem Aos Negros Na América Portuguesa: Entre práticas, Normas E políticas Episcopais (1702-1745)”. Locus: Revista De História 21 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20805.

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de ordenação de negros na América Portuguesa na primeira metade do século XVIII. A reflexão proposta realiza-se considerando os seguintes aspectos: a trajetória de candidatos ao sacerdócio e suas estratégias para obter a chamada dispensa do “defeito da cor”; as normas e as práticas que nortearam a hierarquia eclesiástica na concessão da referida dispensa; a relação das políticas desenvolvidas pelos bispos e a ordenação dos chamados “homens de cor”. Diante dessas variantes, procura-se pensar sobre a complexidade do processo em questão e sua interface com a constituição de uma história social dos sacramentos no catolicismo moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.