v. 18 n. 2 (2012): Dossiê África - Mobilidades, trajetórias e travessia na história do continente africano
Dossiê

Transnacional contemporâneo circulação de bens em África: UmaCirculação transnacional contemporânea de bens em África: Uma forma de legitimação das fronteiras do Estado forma de legitimação do Estado fronteiras

Publicado — Atualizado em 2021-04-28

Versões

  • 2021-04-28 (2)
  • (1)

Palavras-chave

  • Mobilidades comerciais,
  • Fronteiras,
  • África

Como Citar

Bennafla, Karine. 2021. “Transnacional contemporâneo circulação De Bens Em África: UmaCirculação Transnacional contemporânea De Bens Em África: Uma Forma De legitimação Das Fronteiras Do Estado Forma De legitimação Do Estado Fronteiras”. Locus: Revista De História 18 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20614.

Resumo

Mobilidades comerciais se intensificaram no continente ao longo da segunda metade do século XX, em um contexto de aparelhos estatais disfuncionais, recessão econômica e pobreza material acentuado por planos de ajustamento estrutural. O comércio não é totalmente ilícito e ilegal, os fluxos são, surpreendentemente, de produtos de consumo corrente. Eles atestam a inscrição do continente na globalização e a reapropriação das fronteiras do Estado herdadas do colonialismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.