v. 17 n. 1 (2011): Dossiê História e Literatura - um diálogo em andamento
Dossiê

Instrução, educação e sentimento nacionais: os Brasis imaginados de José Veríssimo e Guimarães Rosa

Publicado 2011-11-30 — Atualizado em 2021-04-28

Versões

Palavras-chave

  • Nação,
  • Educação,
  • Imaginação

Como Citar

Fagundes, Bruno Flávio Lontra. (2011) 2021. “Instrução, educação E Sentimento Nacionais: Os Brasis Imaginados De José Veríssimo E Guimarães Rosa”. Locus: Revista De História 17 (1). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20343.

Resumo

Este artigo analisa os Brasis imaginados em A Educação Nacional, de José Veríssimo, publicado em 1890, e em Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, publicado em 1956, destacando diferenças e semelhanças sobre o que os autores entendem do papel da literatura, da escola, da instrução e da educação públicas na constituição da identidade social e cultural de uma imaginada nação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.