As Eleições Municipais de Juiz de Fora em 2012 e a Estratégia da Personalização

Autores

  • Paulo Roberto Figueira Leal
  • Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini
  • Vinícius Werneck

Palavras-chave:

Mídia, Comunicação Política, Personalização, Eleições 2012, Juiz de Fora

Resumo

A personalização da política é fenômeno identificado nas eleições contemporâneas de vários países do mundo. A centralidade da Comunicação Política deslocou o debate para a figura do candidato, em detrimento da identificação partidária. Nesse contexto, os atalhos informacionais sobre as supostas qualidades pessoais dos candidatos, oferecidos pelo sistema midiático, constituem instrumento fundamental para que os atores políticos encontrem posicionamento adequado perante o eleitorado. O presente artigo efetiva revisão bibliográfica sobre o tema e aponta que esta tendência verificou-se, por meio de análise de conteúdo, também nas estratégias apresentadas pelos candidatos à prefeitura de Juiz de Fora, nos programas televisivos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), em 2012

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Figueira Leal

Doutor em Ciência Política pelo Iuperj; professor do PPGCOM da UFJF

Patrícia Gonçalves da Conceição Rossini

Mestre em Comunicação pela UFJF; doutoranda em Comunicação da UFMG

Vinícius Werneck

Mestre em Ciência Política pelo Iesp-Uerj; doutorando em Ciência Política do Iesp-Uerj

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Publicado

2013-02-19