como um detonador do aprofundamento de um “fosso social” pré-existente, “entre os que
podem e os que não podem”:
A pandemia da Covid-19 expôs e agravou as desigualdades sociais. O
isolamento social e/ou distanciamento social criou, pelo imperativo,
adaptações de novos hábitos e de comportamentos mais seguros,
mas, consequentemente, aumentou os números de docentes e
discentes do curso com ansiedade, estresse e depressão. A
necessidade do ensino remoto, a não interação humana, as
limitações pedagógicas e o não acesso às tecnologias e à internet
com qualidade, ampliaram o fosso entre os alunos que podem e os
que não podem; impossibilitando assim, uma formação profissional
com qualidade e de forma satisfatória.
Referências
AMARAL, N. C. PEC 241/55: a -morte- do PNE (2014-2024) e o poder de diminuição dos
recursos educacionais. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 32, p.
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https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vwyZL8rxmfNwTB7pf9s9L8z/?lang=pt Acesso em 20 de
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- PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino
superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Disponível
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Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Disponível em
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_____. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades
federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.
Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-