O adoecimento docente e a readaptação funcional dos servidores públicos no município de Juiz de Fora / The teaching illness and fuctional rehabilitation of the public servants in the city of Juiz de Fora

  • Alessandra Damasceno Franck Coelho
  • Elizangela Barroso Figueiredo de Sá
Palavras-chave: adoecimento, professor, readaptação funcional

Resumo

O artigo traz uma análise dos rebatimentos das transformações da sociedade capitalista e suas consequências no mundo do trabalho, tendo como foco de estudo a saúde do trabalhador docente no município de Juiz de Fora, vinculados a Secretaria Municipal de Educação, que estão em processo de afastamento/readaptação funcional no Departamento de Ambiência Organizacional (DAMOR). Através da pesquisa em campo realizada neste departamento e a partir de uma análise crítica dos dados levantados, buscamos uma maior compreensão da relação trabalho/saúde do trabalhador nos moldes da reestruturação produtiva, e como ocorre o processo de readaptação funcional do professor adoecido, apontando as causas do seu adoecimento e as interferências no bem-estar físico e mental.

Referências

ABRAMIDES, M. B. C.; CABRAL, M. do S. R. Regime de acumulação flexível e saúde do trabalhador. São Paulo em perspectiva, 17(1): 3-10, 2003.
ALVARENGA, E.; VIEIRA, E. P. e LIMA, M. M. OS impactos das políticas educacionais brasileira no trabalho docente. In: Anais do VI Seminário da REDESTRADO. Regulação Educacional e trabalho docente. Rio de Janeiro, 2006.
ANDRADE, M. J. S. Saúde, Professor/a! Do adoecimento docente às repercussões na prática pedagógica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Maranhão. São Luís. 191 p. 2007.
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? : ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. – 14 ed. – São Paulo: Cortez, 2010.
____________ Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho – [2.ed.; 10.reimpr. ver. e ampl.]. – São Paulo, SP: Boitempo, 2009.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Regulamenta a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional. Brasília, 1996.
_______ Lei nº 8112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Lei 8112. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 12 dez. 1990.
DECRETO Nº 10.163 - DE 09 DE MARÇO DE 2010. REGULAMENTA O INSTITUTO DA READAPTAÇÃO DE QUE TRATA O ART. 26 DA LEI Nº 8710 DE 31 DE JULHO DE 1995.
FREIRE, Lúcia M. de B. O Serviço Social na reestruturação produtiva: espaços, programas, direções e processos do trabalho profissional- 3.ed.-São Paulo: Cortez, 2010.
IAMAMOTO, M. V. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica / Marilda Villela Iamamoto, Raúl de Carvalho. – 41. ed. – São Paulo : Cortez, 2014.
_________, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. - 4 ed. – São Paulo: Cortez. 2010.
Lei nº 8710, de 13 de julho de 1995. Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos da Administração direta do Município de Juiz de Fora, de suas autarquias e fundações públicas.
MARX, K. Manuscristos econômicos-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri – 1 ed. – São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
__________. O capital: Crítica da economia política: livro I/ Karl Marx; tradução de Reginaldo Sant’Anna.-30° ed.- Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2012.
MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde / Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001. 580 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos; n.114)
NETTO, J. P; BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2012. (Biblioteca básica de serviço social; v. 1).
SILVA, G.L.F.S.; ROSSO, A.J. As condições do trabalho docente dos professores das escolas públicas de Ponta Grossa - PR. In: VII Congresso Nacional de Educação da PUCPR - EDUCERE e no III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas – CIAVE. 2008, Curitiba. Formação de 1: 495-536.
OLIVEIRA, D. A. A Reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, V. 25, n. 89, 2004.
Publicado
2019-08-07