A participação do Serviço Social na construção da política pública de assistência social / The Social Work participation in the construction of the public policy of social assistance

  • Robson Roberto da Silva
Palavras-chave: seguridade social, assistência social, Serviço Social, projetos em disputa

Resumo

Este trabalho busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, apresentar um estudo que envolve a participação do Serviço Social, sobretudo do Conselho Federal de Serviço Social e dos respectivos conselhos regionais (o chamado conjunto CFESS-CRESS), na construção da política de assistência social brasileira a partir dos anos 1980, como um direito do cidadão e um dever do Estado. Para tanto, apresenta uma discussão introdutória a respeito dos projetos em disputa no âmbito da seguridade social, em particular na política de assistência social, que se articulam a distintos projetos societários.

Referências

BEHRING, E. R. e BOSCHETTI, I. Política social: fundamentos e história, São Paulo: Cortez, 2006.
BOSCHETTI, I. Seguridade social e trabalho: paradoxos na construção das políticas de previdência e assistência social no Brasil. Brasília: Letras Livres/ UNB, 2006.
BRASIL. Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 08 de dezembro de 1993.
___. Política nacional de assistência social. Brasília: MDS, 2004.
BRAZ, M. Notas sobre o projeto ético-político do Serviço Social. In: CRESS 7ª Região – RJ. Assistência social: ética e direitos – coletânea de leis e resoluções. Rio de Janeiro: Lidador LTDA, 2003.
CASTELO, R. O novo desenvolvimentismo e a decadência ideológica do pensamento econômico brasileiro. In: Revista Serviço Social e Sociedade, SP, n. 112, p. 613-636, out./dez. 2012.
CFESS. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de assistência social. Brasília: CFESS, 2011.
___. CFESS-Manifesta. Disponível em: . Acesso em: 10 de agosto de 2018.
___. CFESS-Manifesta: 2º Seminário Nacional sobre O Trabalho do/a Assistente Social na Política de Assistência Social. Brasília: CFESS, 2018.
CFESS-CRESS. Carta de Maceió. Brasília: CFESS, 2000.
COELHO, M. A. Valores e a prática profissional do assistente social. In: MONTAÑO, C. e BASTOS, R. L. Conhecimento e sociedade: ensaios marxistas. São Paulo: Outras Expressões, 2013.
COUTINHO, C. N. Contra a corrente: ensaios sobre democracia e socialismo. São Paulo: Cortez, 2008.
FERNANDES, F. Pensamento e ação: o PT e os rumos do socialismo. São Paulo: Globo, 2006.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. v. 5. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
IAMAMOTO, M. V. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
LENIN, I. N. U. O programa agrário. v. I. São Paulo: Ciências Humanas, 1980.
LUKÁCS, G. As bases ontológicas da atividade humana. São Paulo: Ciências Humanas, 1978.
MOORE JR., B. As origens sociais da ditadura e da democracia. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
MOTA, A. E. Cultura da crise e seguridade social: um estudo sobre as tendências da previdência e da assistência social brasileira nos anos 80 e 90. São Paulo: Cortez, 2000.
___. A centralidade da assistência social na seguridade social brasileira nos anos 2000. In: MOTA, A. E. (org.). O mito da assistência social: ensaios sobre Estado, política e sociedade. SP: Cortez, 2008.
NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e serviço social. São Paulo: Cortez, 2001.
___. A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: MOTA, A. E. et al. (orgs). Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS/ OMS/Ministério da Saúde, 2006.
PARTIDO DOS TRABALHADORES. Programa de governo 2002 coligação Lula presidente. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
SILVA, R. R. da. (Des)centralização, contrarreforma do Estado e política de assistência social no Brasil. Rio de Janeiro, 2014. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
___. Os projetos de assistência social em disputa e o padrão híbrido de gestão do SUAS. In: Temporalis, Brasília (DF), ano 17, n. 34, jul./dez. 2017.
___. A seguridade social em disputa no Brasil. In: Revista Praia Vermelha, Rio de Janeiro: ESS/UFRJ, v. 28, n. 1, p. 147-174, 2018.
TEIXEIRA, J. B. e BRAZ, M. O projeto ético-político do Serviço Social. In: Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.
TELLES, V. da S. Direitos sociais: afinal do que se trata? In: Revista USP, n. 37, São Paulo: USP, março/maio de 1998.
YAZBEK, M. C. Classes subalternas e assistência social. São Paulo: Cortez, 2006.
Publicado
2019-08-07