Editorial

O volume 34 – 2008 da HU Revista será disponibilizado nas versões impressa e digital em quatro fascículos. Este corresponde ao trimestre JAN/FEV/MAR. Apresenta conteúdo abrangente e diferenciado, numa proposta de estimular a reflexão e o debate sobre temas da área da saúde básica e aplicada.

Iniciamos com um estudo que aborda a recuperação funcional do nervo ciático, reparado pela cola de fibrina. Trata-se de estudo experimental em ratos wistar, no qual a possibilidade de recuperação funcional de nervos periféricos é demonstrada. Os nervos periféricos são freqüentemente alvo de lesões traumáticas com recuperação relativa e raramente completa. Muitas propostas terapêuticas existem, mas este é um campo fértil para pesquisa e o estudo demonstra uma delas.

As alterações peritoneais em pacientes submetidos à diálise peritoneal por longos períodos começam com as modificações mesoteliais e, mais tarde, envolvem alterações submesoteliais, fibrose e vasculopatias. Entre outros fatores, essas alterações podem ser decorrentes da alta concentração de glicose da solução de diálise, tema deste outro estudo experimental, no qual os autores pesquisaram as alterações histomorfológicas na membrana peritoneal de ratos submetidos à diálise peritoneal, com solução de glicose à temperatura ambiente.

A aplicação da medicina baseada em evidências, terceiro tema abordado, discute a utilização desta ferramenta, cujos princípios podem ser aplicados em todos os campos dessa área de conhecimento oferecendo orientação valiosa para todos os profissionais de saúde na tomada de decisão diagnóstica e terapêutica.

O artigo sobre técnicas de aquecimento e desaquecimento em um grupo de cantores líricos chama atenção para a necessidade de utilizar estas técnicas como mecanismo de prevenção contra danos ao aparelho fonador, bem como para a importância de um fonoaudiólogo no acompanhamento desses profissionais.

O estudo da prevalência da respiração bucal na rede escolar do município de Juiz de Fora destaca a alta incidência dessa síndrome entre escolares e aponta uma série de transtornos associados, com reflexo no desempenho escolar.

O processo de implementação de práticas de intervenção breve é foco do estudo “Avaliação de um processo de implementação de práticas de prevenção ao uso de risco de álcool entre agentes comunitários de saúde”. Nesse estudo, os autores chamam atenção para a necessidade da constante avaliação do impacto de intervenções.

A utilização da técnica de cromatografia líquida de alta eficiência no controle de qualidade da cis-permetrina em loção capilar para utilização em humanos é, segundo os autores desse estudo, um método simples e apropriado, com conseqüente barateamento da produção de medicamentos para tratamento de ectoparasitos epidêmicos em áreas carentes no Brasil.

Na revisão apresentada neste fascículo, os autores alertam para a participação da obesidade visceral em associação com síndrome metabólica, diabetes tipo II e hipertensão arterial na gênese da doença renal crônica e ressaltam a necessidade do entendimento dessa associação para facilitar a implementação de medidas preventivas.

Fechamos este fascículo com o relato de um caso de angina de repouso por espasmo coronariano que, muitas vezes, se constitui em desafio diagnóstico nas unidades de emergência.

Objetivando manter a qualidade desse periódico, convidamos caros leitores e colaboradores, a enviarem artigos que contenham informações que possam contribuir na construção do conhecimento através de nosso site www.hurevista.ufjf.br, e teremos o maior prazer de encaminhar aos nossos revisores para análise e posterior publicação.

Editorial