Impactos econômicos da instalação de um shopping center em seu entorno

o caso do Shopping Independência em Juiz de Fora

Autores

  • Cid de Oliva Botelho Jr.
  • Maria Helena Facirolli Sobrinho
  • Gláucia de Paula Falco
  • Rogério Silva de Mattos

Palavras-chave:

Desenvolvimento local, Impactos econômicos, Shopping center

Resumo

O presente artigo avalia os impactos econômicos da instalação de um shopping centerem seu entorno. O Shopping Independência foi inaugurado em 2008, na cidade de Juiz de Fora, relevante espaço econômico entre as três principais capitais do Brasil. Com base na relação ainda controversa entre shoppings e “comércio de rua”, a pesquisa tem como objetivo cardeal avaliar a influência do empreendimento sobre as empresas que o circundam. Em 2007, pesquisou-se o universo de 157 empresas, majoritariamente do setor de serviços, focando as expectativas das mesmas com a instalação do shopping. Em 2011, após três anos da inauguração do estabelecimento, dois questionários foram aplicados: às empresas já pesquisadas e às 73 empresas criadas na área delimitada após a primeira pesquisa. Verificou-se que as expectativas positivas dos empresários quanto ao aumento de clientes e de faturamento não se confirmaram e que metade das empresas fechou. Por outro lado, as novas empresas consideraram relevante a presença do shopping na decisão de abrir o negócio. Outrossim, a valorização dos imóveis da região não foi diferente da ocorrida no município como um todo. Tal conclusão não corrobora os resultados dos estudos realizados em outras cidades de porte médio, os quais apontam para uma melhoria dos negócios no entorno dos shoppings, bem como para a valorização imobiliária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos