EMPODERANDO SUJEITOS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONSTRUÍDA PELA VOZ DE INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL

Autores

  • Leonardo Biage de Andrade
  • Vicente de Paulo dos Santos Pinto

Resumo

Diante do quadro de injustiças ambientais evidenciadas, sobretudo, no que tange as populações em situação de vulnerabilidade ambiental, que comumente são os oprimidos e que estão à margem do modo de produção vigente, o presente trabalho vem apresentar uma proposta de educação ambiental a ser construída com esses sujeitos, dando voz aqueles que sempre estiveram calados e expostos aos riscos ambientais, sempre engessados por discursos fatalistas externos. Dessa forma, o artigo em questão se coloca com viés emancipatório, crítico, que busca empoderaros oprimidos, para esses se tornarem protagonistas de sua realidade, que sempre foi mediada e circunscrita em falácias imobilizantes, endossadas pelo Estado, que atende às demandas do modo capitalista de produção.

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Publicado

2016-05-02

Edição

Seção

Artigos