Máscara laríngea no manejo das vias aéreas: avaliação de habilidades e do design da simulação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2446-5739.2025.v11.49171

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Máscaras Laríngeas, Treinamento por Simulação, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Avaliar o desempenho técnico de estudantes de Enfermagem na inserção da máscara laríngea e analisar a qualidade do design instrucional do cenário de simulação clínica empregado para o desenvolvimento dessa habilidade. Método: Estudo quantitativo, descritivo, com 25 estudantes de Enfermagem, selecionados por conveniência entre discentes de disciplina prática. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: aplicação de teste de conhecimentos teóricos sobre a técnica, seguida de aula expositiva; e simulação clínica presencial, com avaliação prática por observadores treinados, utilizando checklist validado, além da aplicação da Escala de Design de Simulação. Os dados foram analisados por estatística descritiva (frequências, médias e desvios-padrão). Resultados: Dos 25 participantes, apenas 16% relataram conhecimento prévio sobre a técnica. O desempenho técnico foi considerado adequado, com acertos superiores a 70% nos itens essenciais do checklist. A avaliação do cenário simulado indicou maiores médias nos fatores resolução de problemas (5,79) e realismo (4,70), em escala de 1 a 7. Conclusão: Os estudantes demonstraram desempenho satisfatório e percepção positiva do design da simulação. A simulação clínica mostrou-se ferramenta eficaz para o ensino de habilidades invasivas e para a formação crítica e segura em Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: To evaluate the technical performance of nursing students in laryngeal mask airway insertion and analyze the quality of the instructional design of the clinical simulation scenario used to develop this skill. Method: This was a quantitative, descriptive study involving 25 nursing students, selected by convenience from an undergraduate nursing program. Data collection occurred in two stages: a theoretical knowledge test on the technique, followed by a lecture; and an in-person clinical simulation, with practical assessment by trained observers using a validated checklist and the Simulation Design Scale. Data were analyzed using descriptive statistics (frequencies, means, and standard deviations). Results: Of the 25 participants, only 16% reported prior knowledge of the technique. Technical performance was considered adequate, with scores above 70% on the essential checklist items. The evaluation of the simulated scenario indicated higher means in the problem-solving (5.79) and realism (4.70) factors, on a scale of 1 to 7. Conclusion: The students demonstrated satisfactory performance and a positive perception of the simulation design. Clinical simulation proved to be an effective tool for teaching invasive skills and for critical and safe training in Nursing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fritz C, Monos S, Ng J, Romeo D, Xu K, Moreira A, Rajasekaran K. Management of the Difficult Airway: An Appraisal of Clinical Practice Guidelines. Otolaryngol Head Neck Surg. 2024 [citado 17 jun 2025];170(1):112-21. Disponível em: https://doi.org/doi:10.1002/ohn.466

Pérez-Civantos D, Muñoz-Cantero A, Fuentes MF, Nieto SP, Ángeles STM, Durán CN. Management of New Special Devices for Intubation in Difficult Airway Situations [Internet]. Special Considerations in Human Airway Management. IntechOpen; 2021[citado 17 jun 2025]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5772/intechopen.97400

Feitosa KA, Feitosa FP, Gonçalves JR, Brito WSF. Suporte avançado de vida: a inserção e manuseio da máscara laríngea por profissionais de enfermagem frente a uma emergência clínica. Cad. Pedagógico [Internet]. 2024 [citado 17 jun de 2025];21(7):e5571. Disponível em: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n7-087

Katzenschlager S, Mohr S, Kaltschmidt N, Peterstorfer F, Weilbacher F, Günther P, et al. Laryngeal mask vs. laryngeal tube trial in paediatric patients (LaMaTuPe): a single-blinded, open-label, randomised-controlled trial. Eur J Emerg Med. 2025 [citado 17 jun de 2025];32(2):123-130. Disponível em: https://doi.org/10.1097/MEJ.0000000000001178

Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 641/2020, de 04 de junho de 2020. Dispõe sobre a utilização de Dispositivos Extraglóticos (DEG) e outros procedimentos para acesso à via aérea, por enfermeiros, nas situações de urgência e emergência, nos ambientes intra e pré-hospitalares [Internet]. Brasília: COFEN; 2020 [citado 17 jun de 2025]. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-641-2020/

Panchal AR, Bartos JA, Cabañas JG, Donnino MW, Drennan IR, Hirsch KG, et al. Part 3: Adult Basic and Advanced Life Support: 2020 American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2020;142(16_suppl_2):S366-S468. Disponível em: https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000916.

Soar J, Böttiger BW, Carli P, Couper K, Deakin CD, Djärv T, et al. European Resuscitation Council Guidelines 2021: Adult advanced life support. Resuscitation. 2021 Apr;161:115-151. doi: 10.1016/j.resuscitation.2021.02.010. Epub 2021. Erratum in: Resuscitation. 2021 Oct;167:105-106. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.resuscitation.2021.

Pereira HM, Nascimento DC do, Bertussi VC, Oliveira A da S. Os benefícios do uso da máscara laríngea pelo enfermeiro em situações de emergência. CLCS [Internet]. 2025 [citado 17 jun de 2025];18(1):e14260. Disponível em: https://doi.org/10.55905/revconv.18n.1-010

Silva GCN, Bernardinelli FCP, Silveira RCCP, Pedersoli CE, Amorim GC, Chavaglia SRR. Inserção da máscara laríngea por enfermeiros: revisão integrativa da literatura. Rev Eletr Enferm [Internet]. 2022 [citado 17 jun de 2025];24:68350. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ree.v24.68350

INACSL Standards Committee, Watts PI, McDermott DS, Alinier G, Charnetski M, Nawathe PA. Healthcare Simulation Standards of Best Practice™ Simulation Design. Clin Simul Nurs [Internet]. 2021 [citado 17 jun de 2025];58:14–21. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2021.08.013

Pereira MGN, Rocco KMW, Oliveira TMN, Rocha IAS, Ravagnani PAL, Oliveira MPS, et al. Applicability of clinical simulation scenario in the teaching of laryngeal mask insertion. RSD [Internet]. 2022Aug.16 [citado 19 jun de 2025];11(11):e97111132819. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.32819

Pereira MGN, Roco KMW, Almeida CL, Ravagnani PAL, Moreira ACMG, Haddad MCFL, et al. Simulação clínica como estratégia de educação permanente para enfermeiros na inserção da máscara laringea. REAS [Internet]. 2024 [citado 19 jun de 2025];24(9):e16705. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e16705.2024

Rede Ebserh. Procedimento/Rotina: inserção de máscara laríngea. Versão 01. Juiz de Fora: Ebserh; 2023 [citado 2025 jun. 19]. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hu-ufjf/acesso-a-informacao/nucleo-de-qualidade-hospitalar-gestao-de-documentos/gerencia-de-atencao-a-saude/unidade-de-clinicas-cirurgicas-especializadas-ucir/pop-ucg-013-insercao-de-mascara-laringea.pdf/view

Almeida RG dos S, Mazzo A, Martins JCA, Pedersoli CE, Fumincelli L, Mendes IAC. Validation for the portuguese language of the Simulation Design Scale. Texto contexto - enferm [Internet]. 2015 [citado 19 jun de 2025];24(4):934–40. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-0707201500004570014

Malta M, Cardoso LO, Bastos FI, Magnanini MMF, Silva CMFP da. STROBE initiative: guidelines on reporting observational studies. Rev Saúde Pública. 2010[citado 19 jun de 2025];44(3):559-65. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000300021

Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem. Guia metodológico para simulação em enfermagem – CEPETEC [Internet]. Florianópolis: UFSC; 2015 [citado 19 jun de 2025]. Disponível em: https://nfr.paginas.ufsc.br/files/2015/11/GUIA-METODOL%C3%93GICO-PARA-SIMULA%C3%87%C3%83O-EM-ENFERMAGEM-CEPETEC.pdf

Sé ACS, Reis AL, Pestana LC, Gonçalves RCS, Paiva APDL, Nagatsuka CB, et al. Conhecimento de enfermeiros residentes sobre o manejo de via aérea com inserção de máscara laríngea. Glob Acad Nurs [Internet]. 2021 [citado 19 jun de 2025]; 1–6. Disponível em: https://dx.doi.org/10.5935/2675-5602.20200109

Zaichkin J, McCarney LD, Rhein M. The Laryngeal Mask: Empowering Nurses to Rescue Newborns. Adv Neonatal Care. 2023 [citado 19 jun de 2025]; 23(2):140-150. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1097/ANC.0000000000001044

Pedersoli CE, Pedersoli TAM, Faro ACM, Dalri MCB. Ensino do manejo da via aérea com máscara laríngea: estudo randomizado controlado. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 [citado 19 jun de 2025]; 69(2):368–74. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690221i

Tang YN, Lui CT, Fung HT, Lee LY, Lau CL. Laryngeal mask airway in out-of-hospital cardiac arrest. Singapore Med J. 2024 [citado 19 jun de 2025];65(12):703-707. Disponível em: https://doi.org/10.11622/smedj.2021197

Lervik W, Solberg M, Wiig AC, Reime MH, Husebø SE. Turning nursing students’ mistakes into resources for learning in simulation-based training: facilitators’ assumptions about providing feedback in debriefing. BMC Med Educ [Internet]. 2025 [citado 19 jun de 2025];25:76. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-024-06628-z

Blaak H, Lkoul A, Iziki H, El Haddaouy A, Kharabch A, Razine R, et al. Satisfaction and self-confidence of Moroccan nursing students in simulation-based learning and their associations with simulation design characteristics and educational practices. Nurs Rep [Internet]. 2025 [citado 19 jun de 2025];15(5):138. Disponível em: https://doi.org/10.3390/nursrep15050138

Publicado

2025-09-18

Como Citar

Campos, L. de B. B. S., Ribeiro, D. K., de Menezes, C. A. M., & Carbogim, F. da C. (2025). Máscara laríngea no manejo das vias aéreas: avaliação de habilidades e do design da simulação. Revista De Enfermagem Da UFJF, 11(1). https://doi.org/10.34019/2446-5739.2025.v11.49171

Edição

Seção

Artigos Originais