ANALISANDO A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ATIVIDADES DO PIBID-ENFERMAGEM

Autores

  • Brenda Torquato Ribeiro
  • Grace Kelly Silva de Freitas
  • Zuleyce Maria Lessa Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.34019/2446-5739.2018.v4.14017

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência das acadêmicas na utilização de metodologias ativas enquanto ferramentas no processo de educação em saúde, a partir da vivência no PIBID-Enfermagem. Método: Trata-se de um relato descritivo, vivenciado no período de fevereiro a dezembro de 2017, em que foram desenvolvidas atividades com alunos do ensino fundamental, em uma escola pública da cidade de Juiz de Fora (MG). Através de dinâmicas
de criatividade e sensibilidade, foram abordadas as seguintes temáticas: percepção do corpo e conceito ampliado de saúde, sexualidade e direitos reprodutivos, gravidez na adolescência e bullying. Resultados: As atividades
educativas possibilitaram a aproximação com a linguagem e a vivência dos adolescentes, proporcionando um ambiente de diálogo, reflexão, transformação e construção compartilhada. Conclusão: As metodologias
possibilitam um processo de ensino dinâmico, participativo e mútuo. A utilização de metodologias ativas serviram de estratégia para a participação ativa do educando no processo de construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Ribeiro, B. T., de Freitas, G. K. S., & Pacheco, Z. M. L. (2018). ANALISANDO A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ATIVIDADES DO PIBID-ENFERMAGEM. Revista De Enfermagem Da UFJF, 4(1). https://doi.org/10.34019/2446-5739.2018.v4.14017

Edição

Seção

Artigo Relato de Experiência