https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/issue/feed Educação em Foco 2024-04-02T20:59:10+00:00 Editor chefe edufocoufjf@gmail.com Open Journal Systems <p>Educação em Foco es una publicación de la Facultad de Educación y del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF). Su misión es estimular y difundir la producción científica en el campo de la Educación, proponiendo interfaces de conocimiento con instituciones locales, regionales, nacionales e internacionales. También tiene como objetivo la calificación de la investigación en Educación, frente a las crecientes demandas de los problemas educativos en el país y en el mundo, abarcando sus diversas esferas, tiempos y espacios.</p> <p> </p> https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/43876 LAS PLANTAS MEDICINALES EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA 2024-04-01T16:08:48+00:00 Francieli Luana Sganzerla francisganzerla@gmail.com Ana Luiza Zappe Desordi Flôres anadesordi@gmail.com Ailton Jesus Dinardi ailtondinardi@unipampa.edu.br Mara Regina Bonini Marzari maramarzari@unipampa.edu.br <p>El conocimiento cultural de las plantas medicinales prevalece en la sociedad desde hace décadas. El presente estudio se basa en los resultados de la tesis de maestría, que buscó investigar la contribución del conocimiento de las plantas medicinales a la construcción del conocimiento en la enseñanza de las Ciencias. La investigación se refiere a una revisión bibliográfica de carácter descriptivo, con una búsqueda en las bases de datos de dos plataformas: Google Scholar y World Wide Science, utilizando los descriptores “plantas medicinales” AND “enseñanza de las ciencias*” AND “educación primaria”, analizando la estudios con un marco temporal desde el año en que están disponibles en las bases de datos hasta el año 2020. Los estudios involucraron a estudiantes de 6to a 9no año de primaria con talleres, producción de materiales didácticos, charlas, actividades prácticas, círculo de conversación. , cuestionario y entrevistas semiestructuradas. Estos demuestran el acercamiento de los valores, creencias y saberes populares con el conocimiento científico de la enseñanza de las Ciencias, promoviendo la enseñanza y el aprendizaje. Existen algunas falencias en la enseñanza, asociadas a la ausencia del tema de plantas medicinales en el currículo de Ciencias, lo que dificulta a los docentes el desarrollo de actividades sobre el tema.</p> 2024-05-02T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/43770 UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DO ENSINO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO 2024-03-05T22:24:03+00:00 Renata Monteiro do Espírito Santo renata_monteiro0@hotmail.com José Ricardo Dordron de Pinho ricardodordron@gmail.com <p class="EduFocoTextoResumo">Com vistas a pensar uma Educação Linguística que possibilite tanto o aprendizado da norma padrão, quanto o processo de letramento linguístico do educando, escolhemos a pontuação por nos parecer um conteúdo pouco valorizado pelos professores de português. Em nossas reflexões, partimos do entendimento de que o ensino que prescreve regras gramaticais a partir de fragmentos de textos ou frases descontextualizadas, não considera o contexto sociocomunicativo e, com isso, o que motivou o emprego da pontuação. Essa perspectiva nos levou à elaboração de Sequências Didáticas que levassem o educando a analisar textos, a fim de que depreendesse as funcionalidades e motivações da pontuação nos gêneros discursivos. Como a Educação Linguística não se propõe a banir a gramática normativa, nossa pesquisa se baseia em como Azeredo (2018), Bechara (2004) e Cegalla (s/d) definem a pontuação e descrevem os pontos de interrogação e de exclamação, as reticências, os parênteses e o travessão <span style="font-family: 'Arial',sans-serif;">˗ </span>recursos notacionais utilizados para elaboração de Sequências Didáticas para alunos do 1º ano do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro. Como resultado, encontramos alunos que concluíram o Ensino Fundamental sem conhecer o papel da pontuação nos mais diversos gêneros discursivos, o que nos fez pensar sobre práticas de Educação Linguística pautadas exclusivamente na memorização de nomenclaturas e memorização de regras. Por fim, sob à luz das acepções das gramáticas de Azeredo (2018), Bechara (2004) e Cegalla (s/d), examinamos se tais definições dão conta das funções exercidas pelos sinais nos gêneros discursivos.</p> 2024-06-19T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/43570 PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL E CRIANÇAS AUTISTAS 2024-04-02T20:59:10+00:00 Henrique de Lima Baena da Silva henrique2710@gmail.com Karina Marcon karina.marcon@udesc.br Solange Cristina da Silva profsolangeudesc@gmail.com <p>Este artigo socializa uma síntese dos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi promover o uso das mídias digitais pelas crianças autistas para a construção de conteúdo digital no <em>YouTube</em> em uma escola de Santa Catarina. Em um contexto de ascensão das mídias digitais na atualidade, é preciso discutir a perspectiva de reprodução e consumo no uso das tecnologias digitais. Esse quadro se torna ainda mais preocupante com a presença das <em>fake news</em> nas redes. Sendo assim, para impulsionar práticas inovadoras em ambiente escolar que estimulem a produção de conteúdo pautadas nos princípios da educação inclusiva, e com o intuito de contribuir com uma perspectiva de apropriação crítica das tecnologias, levanta-se o seguinte problema de pesquisa: como conscientizar as crianças sobre os riscos das <em>fake news</em> para a sociedade e as diferentes formas de combatê-las? Como objetivo principal, este estudo pretende compartilhar uma experiência prática de inclusão digital com a produção de conteúdo <em>on-line</em> para a plataforma <em>YouTube</em>, na intenção de oportunizar diferentes abordagens de participação nas redes, focalizando atenção nos adventos das <em>fake news</em>. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, inspirada nos princípios do PesquisarCOM, que atribui protagonismo aos partícipes da pesquisa e os coloca como coautores em uma produção compartilhada. Iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e, posteriormente, realizou-se a pesquisa de campo. Como resultado, as crianças autistas produziram um vídeo educativo sobre as <em>fake news</em>.</p> 2024-05-02T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29014 A PELE QUE É SILENCIADA 2024-01-29T16:53:15+00:00 Laura Campos Daibert docencia.interdisciplinar@gmail.com Patrícia Barros patriciabarros8698@gmail.com Tatyanne Gomes Marques tmarques@uneb.br <p class="EduFocoTextoResumo">O currículo escolar adquiriu uma nova roupagem com a Lei nº 10.639/2003, que trouxe a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, a fim de valorizar a contribuição e a participação do povo negro em todas as esferas da formação do Brasil. Nesse viés, este artigo tem como objetivo dialogar sobre a referida lei e o poder da imagem no ensino interdisciplinar de arte e de história, a partir de análises das obras “Um jantar brasileiro” (1827), de Jean-Baptiste Debret; “Bastidores” (1997), de Rosana Paulino; e “Não branca o suficiente” (2020), de Paula Duarte. Analisa-se o lugar do corpo negro em produções artísticas, feitas no período colonial e na contemporaneidade, com base na técnica de leitura de obras proposta pela Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa (1978, 1998, 2009). A análise levanta provocações para debates educacionais e problematiza pontos da cultura contemporânea, como o racismo e a necropolítica na sociedade brasileira, sob a égide de uma visão educativa decolonialista. Para isso, dialoga-se com Evaristo (2018), Mbembe (2016), Ribeiro (2017), Gomes (2013), Salles e Cabrera (2019), que oferecem subsídios para se pensar processos de ensino-aprendizagem interdisciplinares que lidem de forma ética com a multiplicidade cultural e a formação sócio-histórica do povo brasileiro. Assim, é possível trabalhar uma educação antirracista, valorizando o corpo e a cultura negra com narrativas diaspóricas criadas por artistas negros(as), que revelam, por meio de diversas formas e linguagens, a riqueza do conhecimento ancestral, ressignificando o lugar do corpo negro na memória social para além da escravidão.</p> 2024-04-24T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29009 UNIVERSIDADE, ESCOLA E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2023-11-02T01:36:46+00:00 Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez flavia.martinez@ufms.br Melissa Rodrigues da Silva Pereira melissarsp@hotmail.com Susana Soares Tozetto tozettosusana@hotmail.com <p>Este artigo tem como objetivo desvelar como os professores de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia, compreendem a articulação entre a universidade e a escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Lüdke; André, 1986), fundamentada na praxiologia de Bourdieu (2005). Para a obtenção dos dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com sete (7) professores atuantes na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, de três cursos de Licenciatura em Pedagogia de Universidades Estaduais do Paraná. A análise de dados, foi realizada a partir Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2016). Os achados da pesquisa revelam que o <em>habitus</em> suscitado nas falas dos professores, demonstra que as relações estabelecidas entre os agentes sociais na universidade são mediatizadas por disputas; de espaço, de conhecimento e de cultura. O que atinge a atividade docente na universidade, e, por conseguinte na escola. O que revela que a articulação entre universidade e escola, a partir do Estágio Curricular Supervisionado ainda é um desafio, e temos um longo caminho a percorrer. Por isso, esta pesquisa aponta para a necessidade das universidades assumirem políticas esclarecedoras sobre o Estágio Curricular Supervisionado como articulador contínuo do processo formativo docente.</p> 2024-03-04T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29010 AUTOEFICÁCIA DOCENTE E BURNOUT 2024-01-12T17:30:24+00:00 Lyana Cristina Guzmán Veiga lyanaveiga@gmail.com Camélia Santina Murgo camelia@unoeste.br Andressa Pereira de Souza andressasouzap4@gmail.com <p>O objetivo dessa revisão de escopo foi identificar pesquisas sobre <em>Burnout</em> e autoeficácia docente. Foram consultadas as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-Saúde), Portal de Periódico da CAPES, <em>Institut of Education Sciences</em> (ERIC) e <em>National Library of Medicine</em> (PubMed), utilizando como estratégia de busca “autoeficácia docente” AND “síndrome de <em>Burnout</em>” AND “professores” nos meses de setembro a outubro de 2022. Foram recuperados 17 artigos seguindo as normas do protocolo PRISMA-Sc. Para análise, as publicações foram organizadas em um fluxograma e tabela contendo Título/Autores, Objetivos, Participantes, Método, Ano e Resultados/Conclusões. Os resultados revelaram que o tempo de docência se mostrou influenciador para o desgaste profissional possibilitando desse modo, uma maior incidência de Síndrome de <em>Burnout</em> nesses profissionais e que existem poucos investimentos e atenção na melhora da Autoeficácia docente no âmbito educacional. Desse modo, propõe-se que um dos caminhos a serem mais explorados e desenvolvidos seria a capacitação das crenças de autoeficácia docente e que novas pesquisas com esses profissionais ocorram para expandir a compreensão da importância da autoeficácia docente no contexto nacional a partir das lacunas apontadas nesta revisão. Sugere-se que sejam desenvolvidas intervenções e políticas públicas voltadas à prevenção e promoção de saúde desses profissionais.</p> 2024-03-11T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29008 OS SENTIDOS DOS CADERNOS ESCOLARES EM TEMPOS DE PANDEMIA 2023-10-12T21:29:27+00:00 Jiseli de Fátima Oliveira Pasqualin jipasqualin@gmail.com Aliciene Fusca Machado Cordeiro cordeiroaliciene@gmail.com <p>Este artigo teve como objetivo compreender os sentidos dos cadernos escolares em tempos de pandemia, nas perspectivas docente e discente. De caráter qualitativo, trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e de campo. Os participantes foram uma turma de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública de Santa Catarina. Para a coleta de dados, desenvolveu-se a técnica do grupo focal; e, por meio de um roteiro com perguntas semiestruturadas, entrevistou-se a professora da turma. A leitura dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. O resultado das análises revelou que durante o ensino remoto ficaram ainda mais evidenciadas as desigualdades sociais e a intensificação do trabalho docente. Da mesma forma, destacou-se a continuidade da utilização do caderno escolar, uma vez que era um objeto comum e de acesso a todos os alunos, no entanto esse material passou a ter outros sentidos tanto para a docente quanto para os alunos que o preenchiam. Isso significa que os sentidos atribuídos aos cadernos escolares nesse período diferiram de quando foram utilizados em sala de aula. Eles tornaram-se uma maneira de manter um resquício das atividades consideradas escolares, uma vez que são o instrumento que mais representa o ensino escolarizado. Portanto, existiam a cópia, a confecção, o envio, mas não havia uma relação de ensino.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Estudantes. Cadernos escolares. Ensino remoto. Pandemia. Trabalho docente.</p> 2024-03-04T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29017 A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E A PROMOÇÃO DOS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO 2024-03-13T00:53:24+00:00 Élison Patrício Chaves elisonquimico@gmail.com Guilherme Rubens Soares Boa Morte guilhermesoares_bm@hotmail.com Wallace Alves Cabral wallaceacabral@gmail.com <p>Las actividades experimentales de investigación, cuando están bien planificadas y desarrolladas, pueden permitir el desarrollo de conocimientos que van más allá de la adquisición de conceptos científicos irrefutables. Estas actividades pueden construirse a través de secuencias de clases sobre determinados contenidos, buscando la participación activa de los estudiantes en la construcción del conocimiento, bajo la guía del docente. Con base en esta perspectiva, la presente disertación tiene como objetivo analizar una secuencia didáctica que presenta experimentos de investigación sobre aceites vegetales y sus impactos en la salud humana, teniendo como lente, principalmente, el conocimiento químico. La metodología constó de 7 lecciones y fue aplicada en una escuela privada de Belo Horizonte - MG, en el ámbito del itinerario formativo de la Nueva Enseñanza Media titulado "Investigaciones y Análisis Químicos". Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario al final de la secuencia didáctica y analizados mediante el Análisis de Contenido de Bardin. El análisis reveló que los estudiantes tienen dificultades para buscar y confirmar información obtenida a través de la experimentación investigativa y demuestran mayor facilidad para interactuar predominantemente con observaciones en el nivel fenomenológico. Por ello, creemos importante desarrollar secuencias didácticas que fomenten la extrapolación más allá de este nivel, avanzando hacia los aspectos representacionales y teóricos del fenómeno en estudio.</p> 2024-05-07T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29013 O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NAS NORMATIVAS CURRICULARES DO BRASIL, CHILE E ARGENTINA 2024-02-21T21:16:17+00:00 Patrícia Assis da Silva Ribeiro patricia.assis@ufjf.br Sinara Cristine Faria sinara.faria@estudante.ufjf.br <p>No que se refere ao ensino de Geografia, é possível afirmar que houve modificações nas normativas curriculares em diversos países, com os esforços de tornar esse ensino mais atrativo, problematizador e preocupado com o raciocinar geograficamente. O presente artigo tem como objetivo investigar de que maneira o raciocínio geográfico é apropriado pelas normativas curriculares do Brasil, Chile e Argentina. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, utilizando-se o método comparativo, para analisar e comparar a BNCC – Brasil –, o <em>Curriculum Nacional – </em>Chile – e os<em> Nucleos de Aprendizajes Prioritarios – </em>Argentina. Foram analisadas as normativas curriculares referentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam que a BNCC menciona o termo raciocínio geográfico, mas não apresenta um aclaramento desse raciocínio. Já o <em>Curriculum Nacional </em>destaca que para pensar geograficamente e compreender as relações e conexões presentes no espaço geográfico, é necessário operar com conhecimentos, habilidades e atitudes, específicas da Geografia, contudo não apresenta e aclara tais elementos concernentes ao pensar geograficamente. Enquanto os <em>Nucleos de</em> <em>Aprendizajes Prioritarios </em>mencionam e abordam elementos importantes para a Geografia, como espaço geográfico, território e escala, contudo não fazem alusão a uma forma de se pensar da Geografia. Conclui-se que apesar dos esforços de muitos pesquisadores em definir o que seja raciocínio geográfico, pensamento geográfico, pensamento espacial ou termos similares, as normativas curriculares que estabelecem as diretrizes para a educação nos três países não definem de forma clara e objetiva esse modo de pensar da/na Geografia.</p> 2024-04-18T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/43567 Tipos e subtipos de publicação identificados na plataforma Sucupira 2024-02-27T20:51:09+00:00 Minéia Carvalho Rodrigues mineiacr76@gmail.com Cátia Regina Assis Almeida Leal catiaassisleal@gmail.com Tadeu João Ribeiro Baptista tadeujrbaptista@yahoo.com.br Thiago Borges de Oliveira thborges@ufg.edu.br <p>O objetivo deste estudo foi analisar a produção intelectual da Área 21, especificamente, da Educação Física. Procuramos identificar os tipos e subtipos de produção intelectual, para tanto foi desenvolvida uma pesquisa com extração de dados da Plataforma Sucupira da Capes, de <em>data sets </em>abertos do Coleta Capes com 39 programas enquadrados na área básica da Educação Física, no quadriênio 2017-2020. Os <em>datasets</em> Produção Intelectual de Pós-Graduação <em>stricto sensu</em> no Brasil, Autores das Produções e Detalhes das Produções foram inseridos em um banco de dados relacional, Postgresql 13, integrado a uma instância da ferramenta Metabase, versão 0.44.6, e, a partir dela, foram exportados indicadores de interesse. Os resultados apontam que, na produção intelectual, existe uma supervalorização da produção bibliográfica em relação à técnica e à artística. Na produção bibliográfica, os artigos aparecem em destaque quando comparados aos demais subtipos, indicando que a produção bibliográfica em periódicos é o principal meio de comunicação científica no século XXI.</p> 2024-05-27T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29011 PERCEPÇÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E SUAS MEDIAÇÕES NA ESCOLA 2024-01-02T21:12:58+00:00 Angela Bezerra dos Santos Andrade angelabezerra.saj@gmail.com Carla Busato Zandavalli carlabzandavalli@gmail.com <p>A pesquisa objetivou analisar a compreensão dos coordenadores técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e de coordenadores pedagógicos que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal urbana de ensino de Três Lagoas-MS, sobre a importância e a utilidade das políticas de formação continuada no período de 2015 a 2020. Partiu-se do pressuposto de que a percepção desses profissionais é essencial para apreender sobre o contexto das políticas de formação continuada docente implantadas no município, indicando caminhos e descaminhos que colaborariam para um salto qualitativo na formação de professores e nas práticas pedagógicas. O estudo, de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 2013), foi desenvolvido em três etapas: sendo, a primeira, bibliográfica e documental por meio da qual se realizou o levantamento das principais legislações e dos atos normativos referentes às políticas de formação continuada; a segunda consistiu na realização de dois grupos focais conforme Berenger, Elliot e Parreira (2012), com transcrições codificadas segundo Pretti (1999) e a terceira abrangeu a organização e a análise dos resultados, partindo-se das orientações de Bardin (2016). Os resultados revelaram que os participantes compreendem as políticas de formação continuada como úteis e importantes, pois a Semec tem valorizado esse tipo de formação nas unidades de ensino. Porém, foram identificadas lacunas no conhecimento dos participantes sobre as metas propostas no Plano Nacional de Educação para os estudos em nível <em>stricto sensu</em>. Os resultados evidenciam a forte presença do papel indutor do Estado brasileiro na elaboração e na execução das políticas de formação continuada docente na Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas-MS. </p> 2024-03-19T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29012 DISCUSSÃO SOBRE DOCUMENTOS UNIVERSITÁRIOS PARA CURRICULARIZAR A EXTENSÃO 2023-09-06T21:30:16+00:00 Frederico Severo Miranda fdr.miranda@gmail.com Marília Abrahão Amaral marilia.utfpr@gmail.com <p>No dia 18 de dezembro de 2018 foi promulgada a Resolução n.º 7 com o objetivo de curricularizar a extensão universitária brasileira. Tal resolução, conhecida como CNE-CES 07/2018, traz à luz diretrizes abstratas que se referem exclusivamente à extensão. Nesse cenário, observa-se na literatura que as universidades têm adotado caminhos distintos para atender os ditames da CNE-CES 07/2018 inclusive no que tange aos seus documentos institucionais e/ou orientativos que conduzem o processo de implantação da resolução. Isso posto, elucida-se a seguinte pergunta: os documentos institucionais e/ou orientativos delineados pelas universidades públicas brasileiras atendem às exigências da CNE-CES 07/2018 considerando uma abordagem prática na implementação da curricularização da extensão? Ressalta-se que o recorte deste artigo se concentra em analisar documentos que elucidam o passo a passo de como implantar a curricularização na prática. Com o objetivo de responder à pergunta problematizadora, estruturou-se um percurso metodológico para analisar documentos de 10 (dez) Instituições de Ensino Superior. Tal percurso é composto por três etapas: Etapa 1 – definição dos itens balizadores considerando as exigências mínimas estabelecidas pela CNE-CES 07/2018, Etapa 2 – seleção dos documentos das 10 instituições selecionadas e Etapa 3 – Correlação dos itens balizadores com os documentos dessas 10 instituições. Como resultado, foi elaborado um panorama que permitiu demonstrar a dificuldade das referidas instituições em implantar a curricularização da extensão e, portanto, pode-se concluir que não foram encontrados documentos que atendam a todas as exigências da CNE-CES 07/2018.</p> 2024-04-18T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29001 ANÁLISIS DE LAS RELACIONES PEDAGÓGICAS CONSTRUIDAS EN LA PASANTÍA CURRICULAR TUTELADA 2023-09-12T23:34:24+00:00 Ayra Lovisi ayralovisi@yahoo.com.br Ludmila Nunes Mourão mouraoln@gmail.com Wilson Alviano Júnior wilson.alviano@ufjf.br Paula Maria Leite Queirós pqueiros@fade.up.pt <p>La investigación tuvo como objetivo analizar cómo se construyeron relaciones pedagógicas entre profesores supervisores (PO) y estudiantes de pregrado durante el período de desarrollo de la pasantía curricular supervisada (ECS) en la Licenciatura en Educación Física (PE). Los datos presentados forman parte de una investigación que siguió la ECS de la Licenciatura en Educación Física durante dos años en una institución de educación superior de la Zona da Mata Mineira. Con base en el enfoque cualitativo interpretativo, se realizó un estudio de caso, utilizando como técnicas de recolección de datos la entrevista y la observación sistemática. Se constató que las OP hicieron esfuerzos para acoger a los estudiantes de pregrado, pero que, debido al límite de tiempo, las experiencias se redujeron a la planificación de algunas clases y sus intervenciones, sin reflexión sobre las acciones didácticas realizadas. Por lo tanto, consideramos que las construcciones pedagógicas durante la ECS están condicionadas por diferentes factores, limitando su potencial en la formación docente.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-02-01T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29002 REFLEXÕES SOBRE O EDUCADOR ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 2023-11-16T15:50:00+00:00 Rheanni Fátima Sêmpio de Souza Rocha rheanni.souza@ifmt.edu.br José Vinicius da Costa Filho jvcf.fhifhos@gmail.com <p class="EduFocoTextoResumo">A escola é um espaço que pode ser permeado por dualidades, lutas e segregações afetando os trabalhadores da educação, em especial o técnico administrativo em educação (TAE). Nesse cenário, o objetivo geral da pesquisa analisa a percepção do Assistente em Administração como educador da Educação Profissional e Tecnológica no IFMT – Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. Privilegiou-se as impressões desses trabalhadores sobre sua atividade de educador, articuladas pelo setor de sua lotação atual na instituição. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa e quantitativa e se utiliza das ferramentas de revisão bibliográfica e aplicação de questionário para atender o objetivo proposto. Os resultados apontam que descritivamente o Assistente em Administração TAE: i) se percebe como educador no trabalho que exerce na instituição de interesse; ii) não percebe que é reconhecido pela comunidade como educador; iii) quanto mais próximos da área fim da escola estiverem trabalhando (setores de ensino, pesquisa e extensão), maior é a sua percepção como educador. A pesquisa contribui para a agenda que estuda os trabalhadores da educação na escola, aqui considerados como educadores de forma extensiva.</p> 2024-02-01T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29003 SABERES DOS PROFESSORES BACHARÉIS E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2023-11-19T19:52:30+00:00 Juliana Sampaio Mori julianasmori@gmail.com Heloisa Helena Oliveira de Azevedo hhazevedo79@gmail.com <p>Fundamentado na psicologia sócio-histórica, este artigo apresenta um excerto de uma pesquisa de doutoramento realizada com professores bacharéis economistas de duas instituições de educação superior privadas do interior do estado de São Paulo. Realizamos uma investigação com vistas à apreensão dos sentidos e das subjetividades presentes no discurso dos bacharéis docentes em relação aos tipos de saberes docentes mobilizados e suas fontes de aquisição. Utilizou-se a História Oral temática e a construção e análise dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2013). A relevância dessa pesquisa encontra-se na possibilidade de contribuir com o aprimoramento da formação de professores da educação superior, especificamente para os que não possuem uma formação pedagógica específica para o exercício da docência. Os resultados apontam um superdimensionamento dos saberes relacionados aos conteúdos específicos da teoria econômica, o que parece revelar uma dificuldade de compreensão de que a atividade docente apresenta uma especificidade traduzida pelo saber pedagógico. Observarmos que o componente pedagógico começa a ser visto como importante pelo docente, por outro lado, a formação oferecida pelos programas de pós-graduação ainda é facultativa e, de certa forma superficial, o que evidenciaria a importância do papel institucional em valorizar tal formação ou ofertar formação continuada voltada especificamente para este fim. Os saberes pedagógicos seriam, então, construídos a partir da realidade institucional vivenciada pelos docentes na sua prática. </p> 2024-02-01T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Educação em Foco