O Estudo do Amor a Marcas em Companhias Aéreas em Voos Domésticos

Authors

  • Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira Universidade Anhembi Morumbi https://orcid.org/0000-0001-9122-4904
  • Nelson Marques dos Santos Filho Universidade Anhembi Morumbi
  • Jeremias Araújo Universidade Anhembi Morumbi
  • Juliana de Magalhães Berbert Universidade Anhembi Morumbi Sebrae SP
  • Luciano Ferreira da Silva Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.34019/2238-2925.2018.v8.3206

Abstract

O objetivo desta pesquisa é analisar de que maneira o amor a marcas influencia a decisão de compra dos consumidores de empresas aéreas. Os principais conceitos relacionados ao amor a marcas são: a) o brand Love, ou amor a marcas, que tem como foco principal a fidelização e possui grande relação com os fatores movidos pela paixão; b) a identificação eu-marca; e c) a conexão emocional-positiva com a marca, na busca do atingimento do Brand Equity; Tais conceitos influenciam, principalmente, as empresas do setor de serviços, que é caso das companhias aéreas, que buscam atrativos para aumentar a qualidade percebida e, dessa forma, melhorar a relação com os clientes, aumentando a possibilidade de recompra. Para se desenvolver este estudo foi feito um levantamento com 119 pessoas que voaram em empresas do setor aéreo nos últimos seis meses. Os dados foram coletados, utilizando uma escala com 17 afirmativas, por meio do Google Forms, e análise foi feita utilizando-se o software Smartpls 2.0, com um modelo composto por quatro fatores e três hipóteses, que foram testadas durante a análise dos dados. Esta pesquisa teve como contribuição a validação do modelo de amor a marcas, adaptado pelos pesquisadores ao estudo de companhias aéreas e utilizando como base os estudos de Ahuvia, Batra e Bagozzi (2012). Nos resultados, ficou demonstrado que o conceito de amor a marcas pode ser utilizado pelas empresas para se diferenciarem das demais e, dessa forma, obterem vantagem competitiva.

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Author Biographies

Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi

PhD in Industrial Engineering by UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba (2012), Master in Business Administration by USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2008) and Bachelor in Business Administration by FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista. Universidade Anhembi Morumbi, Professor of Professional Master in Food and Beverage Course, R. Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04546-001 [ psoliveira@anhembi.br ]

Nelson Marques dos Santos Filho, Universidade Anhembi Morumbi

Professional Master in Food and Beverage by UAM – Universidade Anhembi Morumbi (2018), Bachelor in Law by FMU – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1990). UAM - Universidade Anhembi Morumbi, Professor of Aviation Law, R. Casa do Ator, 275 - Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04546-001 [ nmfilho@anhembi.br ]

Jeremias Araújo, Universidade Anhembi Morumbi

Professional Master in Food and Beverage Student by UAM – Universidade Anhembi Morumbi , Bachelor in Logistics by Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (2009). UNIP - Universidade Paulista, Online Tutor of Logistics, Av. Paulista, 900 - Cerqueira Ceśar, São Paulo - SP, 01333-001, [ jerryearaujo@gmail.com ]

Juliana de Magalhães Berbert, Universidade Anhembi Morumbi Sebrae SP

Professional Master in Food and Beverage Student by UAM – Universidade Anhembi Morumbi , Bachelor in Nutrition by (2000) by Centro Universitário São Camilo (2009), Bachelor in Hospitality by SENAC – Centro Universitário Senac (2000). SEBRAE, Project Consultant, Rua José Getúlio, Lado Ímpar, Liberdade, 01509001 [ juliana.berbert@gmail.com ]

Luciano Ferreira da Silva, Universidade Nove de Julho

PhD in Business Administration by PUC – Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (2017), Master in  Education, Business and Communication by UNIMARCO – Universidade São Marcos (2007), Bachelor in Business Administration by Faculdade Brasileira de Recursos Humanos (1995). Universidade Nove de Julho, Professor of Professional Master in Project Management, Rua Deputado Salvador Julianelli s/n – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156080 [ lf_silvabr@yahoo.com.br ]

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Published

2018-09-30

How to Cite

Oliveira, P. S. G. de ., Santos Filho, N. M. dos, Araújo, J., Berbert, J. de M., & da Silva, L. F. (2018). O Estudo do Amor a Marcas em Companhias Aéreas em Voos Domésticos. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 8(2), 56–69. https://doi.org/10.34019/2238-2925.2018.v8.3206

Issue

Section

ESTUDOS DE CASO / CASE STUDY / ANÁLISIS DE CASO