Entre a Fome de Distinção Social e os Prazeres da Gula: uma discussão sobre os significados culturais associados ao consumo no turismo gastronômico

Authors

  • Mariana Pereira Chaves Pimentel Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - IFMG
  • Danielle Fernandes Costa Machado UFMG

Keywords:

Consumo, Turismo, Gastronomia

Abstract

O objetivo aqui é discutir os significados culturais associados ao consumo de turismo gastronômico a partir de três abordagens teóricas: 1) materialista; 2) simbólica; e 3) hedonista. Quanto a primeira abordagem, materialista, se reconhece que a culinária típica vem sofrendo de “criolização” a partir da fusão de cozinhas. Para a segunda, simbólica, os viajantes também se orientam pelo grupo de referência, atrelando-se a complexa rede de tipos de fome, como a “fome de distinção”. A terceira, hedonista, argumenta que o turismo e a gastronomia devem satisfazer prazeres pessoais pela geração de emoções. Concluímos que tais abordagens são tomadas em diferentes níveis de análise e não se invalidam, mas se completam, o que estimula estudos sobre seus significados e influências.

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Author Biography

Mariana Pereira Chaves Pimentel, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - IFMG

Professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2011). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Participa do Núcleo de Pesquisas e Estudos Avançados em Turismo (NUPETUR - UFOP). Já foi bolsista da Fapemig e CNPq. Tem interesse e atua nas áreas de Turismo e Gestão Pública, com ênfase nos seguintes campos temáticos: (1) Gestão Pública do Turismo; (2) Gestão Pública e Gestão Social; e (3) Planejamento e Gestão do Espaço Turístico. 

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Published

2014-10-31

How to Cite

Pimentel, M. P. C., & Machado, D. F. C. (2014). Entre a Fome de Distinção Social e os Prazeres da Gula: uma discussão sobre os significados culturais associados ao consumo no turismo gastronômico. Anais Brasileiros De Estudos Turísticos, 4(2), 19–31. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3058

Issue

Section

PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH / INVESTIGACIÓN EMPÍRICA