CHAMADA - PRÓXIMOS DOSSIÊS

2019-08-31

Dossiê 2020/1 - Interpretando a Etnografia Visual: Imagens e a Construção de Significados antropológicos

Organizador: Carlos P. Reyna (UFJF)

 

O presente dossiê propõe experiências e reflexões recentes da utilização da fotografia e do filme na prática antropológica. Com especial menção às diversas formas tradicionais e de novas mídias, abordando questões como etnia, classe, gênero, identidade, interseccionalidade e biografia. Dessa maneira, se pretende uma nova perspectiva para os diálogos e a compreensão das relações simbióticas que podem existir entre as imagens fílmicas e fotográficas, e os textos na produção de narrativas antropológicas, sociológicas e históricas.

O dossiê permite também a possibilidade de publicação que explorem outras formas de expressões que envolvam arquivos documentais, etnografias visuais, redes sociais on-line, desenhos, relatórios visuais ou formas híbridas, mostrando como texto e imagem são contextos um para o outro e, assim, negociar o significado entre si.

Finalmente, serão bem-vindos trabalhos que exponham as pesquisas de campo e análises fílmicas de experiências auto etnográficas que tratem das produções antropológicas e fílmicas de si. Isto é, esse “Outro” é o próprio sujeito/ator social/cineasta que está dentro da própria comunidade. Muitos são os exemplos dessas experiências.

 

Envio de artigos pela pataforma da revista até o dia 31 de dezembro de 2019