Educação especial
produções acadêmicas nos anais do encontro nacional de didática e prática de ensino - ENDIPE 2016
Keywords:
Educação Especial, Produção acadêmica, ENDIPE 2016Abstract
Nesta pesquisa, analiso as produções acadêmicas apresentadas no Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino ocorrido em 2016. A intenção é desvendar nos processos de pesquisa posições conceituais sobre a práxis pedagógica, bem como a abordagem sobre a relação entre educação especial e regular. A análise dos dados identifica-se com a pesquisa quantitativa e qualitativa, através de um levantamento de trabalhos publicados nos anais do encontro em tela. Na ocasião, foi possível constatar o número de ínfimo de pesquisas relacionadas à temática.
Downloads
References
BORBA, Siomara, VALDEMARIN, Vera Teresa. A Construção teórica do Real: uma questão para a produção do conhecimento em educação. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.2, pp.23-37, Jul./Dez 2010.
BRASIL. Constituição Federal 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes para a educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília, DF, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP, 2001.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm Acesso em: 04 out. 2017.
CHENÉ, A. A narrativa de formação e a formação de formadores. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014, p. 121-132.
COSTA, Guilhermina Elisa Bessa da. Formação de educadores para a educação especial e inclusiva: saberes necessários no cenário contemporâneo. In: ENDIPE. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. CRV Editora, 2016. p. 2281-2293.
CUNHA, Maria Isabel da; SOARES, Sandra Regina; RIBEIRO, Marinalva Lopes. (orgs.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009.
DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 6.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
DOMINICÉ, P. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014, p. 77-90.
EFFGEN, Ariadna P. S. Educação especial e Currículo Escolar: possibilidades nas práticas pedagógicas cotidianas. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Espírito Santo, 2011.
ENDIPE. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. CRV Editora, 2016.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LARA, Patrícia Tanganelli, PIRES, Viviane Ferrareto da Silva, FULAS, Tatiana Livros para cegos e surdos: a acessibilidade de leitura na escola. In: ENDIPE. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. CRV Editora, 2016. p.12005.
LEHMKUHL, Márcia de Souza. Currículo na educação especial: balanço da produção acadêmica após a publicação da APAE educadora. In: ENDIPE. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. CRV Editora, 2016. p.10343-10354.
LIMA, Licínio. Investigação e investigadores em educação. Revista de Ciências da Educação. Unidade de ID de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal, v.12, ago. 2010.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Integração X Inclusão: escola de qualidade para todos. Pátio - revista pedagógica. Artes Médicas. Porto Alegre/RS, 1998.
MASETTO, Marcos Tarcísio. Competências Pedagógica do professor universitário. São Paulo: Sumos, 2003.
MELETTI, Silvia M. F. APAE Educadora e a Organização do trabalho pedagógico em Instituições Especiais. Texto Apresentado na Reunião Anual da ANPED – GT 15. Caxambu, MG, 2008. Disponível em: http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/ GT15-4852--Int.pdf> Acesso em: 04 out. 2017.
MICHELS, Maria H. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 33, set./dez. 2006. ONU. Organização das Nações Unidas. Resolução 48/96. Disponível em: <https://goo.gl/Y54HQQ > Acesso em: 04 out. 2017.
PLETSCH, Márcia D., GLAT, Rosana e MOREIRA, Priscilla dos S. Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar: uma reflexão sobre currículo e práticas pedagógicas. Texto apresentado na Reunião Bianual do ENDIPE, Painéis. Porto Alegre, RS, 2008. Disponível em: <http://endipe.pro.br/site/eventos-anteriores/> Acesso em: 04 out. 2017.
RENGEL, Juliana Testoni dos Santos, CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. Tornar-se professora: Aspectos relacionais da constituição identitária. In: ENDIPE. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. CRV Editora, 2016. p. 5554-5565.
SKRTIC, T. Voice, collaboration and inclusão. Remedial and Special Education, 1996.
SOUZA, Sirleine Brandão de. Pesquisas em educação especial: temas e focos na revista brasileira de educação especial (2001-2015). In: ENDIPE. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anais. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira. Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação. CRV Editora, 2016. p. 10330-10342.
VYGOTSKI, L. S. Manuscrito de 1929. Tradução de A. A. Puzirei. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, p. 21-44, jul. 2000.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VYGOTSKI, L. S. A questão do meio na pedologia. Tradução de Márcia Pileggi Vinha. Psicologia USP, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010.